Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Júnior Suzuki

Foto: Júnior Suzuki

O grupo de teatro ‘Artpalco’ apresentou a peça 'E se a Gente se Conhecesse Outra Vez' para os moradores do setor Morada do Sol, em Taquaralto, na segunda-feira, 29. A apresentação aconteceu às 18h30, na Pracinha da Cultura (antigo CÉU), e contou com a presença de adultos e crianças. Esta foi a última apresentação da turnê de comemoração ‘Mostra 20 anos’ do grupo.

A peça ‘E se Gente se Conhecesse Outra Vez’ conta a história de um casal de amigos (Ana e Lauro) que, diante da proximidade da morte, resolveu partir numa aventura poética para saber o que teria acontecido de diferente em suas vidas, caso outros caminhos tivessem sido trilhados no passado. George Henrique Silva e Tatiane Breve são as estrelas desse espetáculo.

O casal Vilma Teixeira, de 66 anos, e Josivan Teixeira, 67, estavam entre os espectadores. Eles disseram nunca ter assistido a uma peça de teatro. “Achei a peça linda, fala sobre a vida de um jeito diferente, às vezes dá vontade de voltar no tempo mesmo. Eu e meu marido nunca tínhamos visto uma peça antes, seria bom ver mais vezes”, afirmou Vilma.

Acesso a espetáculos

Thalyta Oliveira, estudante de jornalismo que mora no bairro, levou sua irmã de 8 anos, Ana Júlia, para conhecer o teatro da Pracinha da Cultura. “É superimportante, válido e prazeroso que a comunidade tenha acesso a espetáculos de teatro, principalmente de tão boa qualidade como esse. É um crescimento cultural pra minha irmã e pra todo mundo daqui. Ninguém se lembra dos bairros mais pobres”, disse a estudante.

A turnê ‘Mostra 20 anos’, que comemora os 20 anos do grupo ‘Artpalco’, entrou em cartaz no dia 28 de novembro, apresentando o musical ‘O Rei do Lixo’, no Teatro Sesc Palmas. A peça usa o ‘universo clown’ para fazer um elo entre o espetáculo e a plateia, conseguindo tratar de forma leve temas como reciclagem, poder, morte, entre outros.

De acordo com o diretor da peça, Luiz Navarro, a montagem e circulação do espetáculo foi pensada no intuito de contribuir com a transformação de realidades adversas e introduzir perspectivas de vida mais saudável e produtiva. “Buscamos, com uma linguagem acessível, chegar mais perto de crianças e adolescentes, colocando-os em contato com o lúdico e lembrando-os de seu papel enquanto cidadãos”, explica.

'Casos Insanos'

No domingo, o grupo também apresentou outra peça no Teatro Sesc Palmas. A peça "Casos Insanos - à Bordo", que roda o país há 16 anos, ganhou uma nova edição que traz a bordo personagens pra lá de inusitados. "É para deixar o público louco de tanto dar risada. Apertem os cintos que essa viagem promete surpresas do início ao fim” disse o ator George Henrique Silva.

Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural de Palmas, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e do Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.