Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes) 2021 começa nessa quinta-feira, 2, a partir das 13 horas, na ETI Almirante Tamandaré, e segue com atividades até sábado, 4. Voltado a alunos e profissionais da educação do Ensino Fundamental e Educação Infantil de todas as unidades educacionais públicas e privadas do município, o evento deste ano traz como tema ‘Cultura Digital: Novas Perspectivas’. Confira a programação do festival clicando aqui.

A escolha do tema foi pautada no avanço da tecnologia, que possibilitou o desenvolvimento global em diferentes aspectos, dando início a um novo tipo de cultura, a cultura digital. As inovações que transformaram o mundo e as formas de interação entre as pessoas se tornaram ainda mais evidentes durante a pandemia, e agora serão abordadas nas apresentações de estudantes de três a 18 anos nas categorias dança, música, teatro, artes visuais, banda ou fanfarra e poesia ou oratória.

A superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Semed, Anice Moura, considera que a cultura digital é uma das dez competências gerais presentes na Base Nacional Comum Curricular a serem desenvolvidas na educação básica. “A tecnologia desempenha um papel essencial para o ser humano. O estudante precisa ter domínio do universo digital, por isso estamos valorizando este tema na edição deste ano”, disse.

Premiação

A premiação será realizada por categoria em cada faixa etária. O primeiro lugar receberá troféu e certificado de participação para a unidade educacional, medalhas e certificados para alunos e professores credenciados. O segundo e terceiros lugares receberão certificado de participação, medalhas e certificados. Todos os alunos inscritos na faixa etária da Educação Infantil receberão medalhas e certificados de participação.

O Festival

O Faes é um projeto integrado de festival cultural e encontro com a comunidade escolar. Busca envolver os participantes do processo educacional em um ambiente lúdico e interativo com o objetivo de valorizar a arte e a cultura regional, além do aperfeiçoamento do aprendizado e a melhoria da qualidade da educação.