Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informa nesta sexta-feira, 10, que está aberta a Carta Convite do programa Pró-Espécies – Todos contra a extinção, para seleção e contratação de empresa especializada em gerenciamento de mídias sociais e produção de conteúdo digital, que vai atender o Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Cerrado Tocantins – PAT Cerrado Tocantins. 

De acordo com o biólogo e coordenador do Núcleo Operacional do PAT Cerrado Tocantins no Naturatins, Oscar Barroso Vitorino Júnior, essa contratação vai atender o item 5.2 do Plano, que prevê a elaboração e implementação de estratégias de comunicação para divulgação das ações de conservação.

“Entre as várias ações do PAT Cerrado do Tocantins em execução, estamos agora com essa Carta Convite aberta, para contratação de uma empresa, para atender as demandas de divulgação das ações de conservação das espécies ameaçadas extinção no território Cerrado do Tocantins. Então convidamos as empresas a apresentarem suas propostas, dentro do prazo de seleção, lembrando que é importante se atentar às exigências da Carta Convite”, destaca Oscar Vitorino.

Propostas

O prazo para envio de proposta se encerra no dia 21/12/2021, conforme critérios e orientações da Carta Convite. Cada candidato deve enviar dois arquivos – Proposta Técnica e Proposta Financeira – para os e-mails compras@wwf.org.br e proespecies@wwf.org.br com o seguinte assunto: [Pró-Espécies] Proposta Carta Convite: SC041065. Só serão consideradas no processo de seleção as propostas que apresentarem este assunto. 

Dúvidas podem ser enviadas até o dia 16/12/2021 para os respectivos e-mails, com o assunto: [Pró-Espécies] Dúvida Carta Convite: SC041065. Todos os questionamentos serão respondidos em um documento único de perguntas e respostas e divulgado como anexo na página da chamada, na data provável de 17/12/2021. Caso a atualização não aconteça, não houve questionamentos.

Antes de enviar a proposta, consulte as regras desse processo de seleção no documento oficial, direto no site Pró-Espécies, basta clicar em Carta Convite.

PAT Cerrado Tocantins

O PAT Cerrado Tocantins é essencial para a conservação de espécies ameaçadas, compreendendo 22 municípios que vão do extremo leste do estado, região das Serras Gerais do Tocantins, passando pela região de Natividade até as proximidades do rio Tocantins, onde o acompanha do município de Peixe até Miracema do Tocantins, totalizando uma área de 3.721.203,59 hectares ou mais de 37 mil km².

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares e busca alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.