Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Os dois principais equipamentos museológicos do Estado, o Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e o Memorial Coluna Prestes estão encerrando o ano de 2021 com saldo positivo no processo de retomada pós-pandemia. Juntos, os dois receberam 4.387 mil visitantes, entre maio e novembro.

Após um período de suspensão das atividades, como medida de controle da propagação da Covid-19, o Palacinho e o Memorial Coluna Prestes foram reabertos no dia 26 de maio, com adoção de protocolo de segurança orientado pelos órgãos competentes de saúde. Desde então, a agenda de visitações foi mantida de terça a sábado, das 8 às 17 horas, e aos domingos das 9 às 16 horas, com agendamento prévio, conforme a gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Alline Alves.

Palacinho

O Museu Histórico do Tocantins, ou apenas Palacinho, foi o primeiro edifício construído em Palmas, com o objetivo de abrigar a sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins. Hoje, sua gestão é compartilhada com o Grupo Amigos do Palacinho, conforme Termo de Acordo de Cooperação Técnica.

Desde a sua reabertura, o Museu recebeu 1.879 visitantes de 23 estados, sendo 726 do próprio Tocantins, além de registros de público estrangeiro, dos Estados Unidos, Itália, Irlanda e Portugal.

O prédio foi erguido em madeira de jatobá e os visitantes podem conferir as salas originais do Gabinete do Governador e outros órgãos administrativos. Há ainda o salão de exposições, e dois anexos, a sala multiuso e a sala de leitura, além da Capela Santa Rita de Cássia. Neste final de ano, o Palacinho ganhou iluminação natalina.

“Durante o exercício de 2021, o Grupo Amigos do Palacinho vem colaborando para manter, restaurar, modernizar, preservar e difundir o Museu Histórico do Tocantins; realizamos inúmeras ações, sempre buscando apoios da iniciativa privada e público para atingirmos nosso objetivo”, pontua a presidente do Conselho de Administração, Ainda Maria do Amaral, ressaltando parcerias com a Adetuc, a Secretaria da Infraestrutura e a Prefeitura de Palmas, na manutenção do prédio.

Memorial

Graças a sua localização privilegiada, na Praça dos Girassóis, sua arquitetura assinada por Oscar Niemeyer e seu acervo, o Memorial Coluna Prestes recebeu 2.508 visitantes de 26 estados em 2021, sendo 426 tocantinenses, além de turistas dos Estados Unidos, Peru e Argentina.

Ocupando uma área de 570 m², a obra em concreto é marcada pelas curvas sinuosas características do renomado arquiteto. O local homenageia a Coluna Prestes e a sua passagem pelo território tocantinense entre 1920 e 1930. O acervo inclui fotografias, documentos e objetos pessoais.

Inaugurado em 2001, o complexo inclui um auditório com 87 lugares, a escultura em bronze "Cavaleiro da Luz", criada pelo artista plástico Maurício Bentes para representar Luiz Carlos Prestes, e o Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana, na área externa.

Em 2022, a Adetuc irá executar obras de melhoria no auditório, incluindo adequação de som e luz, recuperação do palco, troca do estofamento das cadeiras e cortinas, além do sistema de refrigeração. De acordo com o superintendente de cultura, Relmivam Milhomem, o projeto foi avaliado e aprovado pelo Conselho de Política Cultural (CPC/TO) e garantirá o melhor aproveitamento do espaço.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia (Adetuc), Hercy Filho, a retomada das visitações comprova a importância dos equipamentos museológicos na preservação das referências culturais e históricas do Estado. Parcerias como estas, dos Amigos do Palacinho e dos conselheiros de cultura são fundamentais”, completa.