Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Sesau

Foto: Divulgação Sesau

A Secretaria de Saúde do Tocantins (SES) está desde o dia 10 de dezembro sem divulgar o Boletim Epidemiológico que traz os dados de casos da covid-19 no Estado. Na plataforma criada para acompanhamento, o Integra Saúde, em determinados momentos os dados aparecem desatualizados, e em outros - zerados. 

Nem mesmo a porcentagem de vacinação alcançada por cada município tocantinense é apresentada para quem faz a busca. 

Em nota, a saúde informou que o sistema do Integra extrai os dados dos sistemas oficiais do Ministério da Saúde (MS), e que devido a instabilidade no site do MS, por ataque de hackers, não é possível obter os dados. 

Dia 10 a pasta já havia comunicado que os sistemas oficiais de notificação do Ministério da Saúde estavam indisponíveis para baixar os dados ao boletim epidemiológico, sem previsão de retorno.

A SES informou aguardar definições do Ministério da Saúde para retorno dos sistemas e dos dados.

Ministério da Saúde 

O site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 teriam sido invadidos por hackers na madrugada do dia 10. 

Um segundo ataque hacker entre o final de domingo (12) e essa segunda-feira (13) foi admitido à noite pelo próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.