Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza nessa quinta-feira, 16, mais uma ação do mutirão de atendimentos de castração e testes de Leishmaniose (calazar) que irá ao Setor Sol Nascente, na Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, das 08 às 16 horas.

Esse trabalho faz parte do projeto que se iniciou no dia 25 de outubro, e já passou pelos setores Parque Industrial, Nova Fronteira, Bela Vista e Aeroporto, durante essas ações foram contabilizadas 42 castrações, sendo 29 felinas e 13 caninas. Já nos testes rápidos, a somatória indica 176 ao todo, com 102 negativos e 74 positivos.

“O objetivo destas ações é levar os testes rápidos de calazar para os bairros, para alcançar aquela população que às vezes não tem condição de levar ao CCZ. E também oferecer um tratamento para casos positivos ou a eutanásia. Já a castração é para o controle populacional e combate às zoonoses e doenças transmitidas de animal para animal”, explicou a coordenadora do CCZ, Fluviana Freitas.