Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: José Matheus

Foto: José Matheus

Durante reunião da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizada nessa terça-feira, 14, em Palmas, os gestores da Educação tocantinense, juntamente com representantes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), discutiram as ações escolares e as realidades dos municípios durante o ano de 2021 e discutiram, ainda, sobre a organização do calendário escolar para o ano de 2022, bem como projetos educacionais a serem implementados.

No evento, realizado no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, o secretário executivo da Seduc, Fábio Vaz, destacou a importância da discussão conjunta para o fortalecimento do regime de colaboração entre as redes de ensino.

"Com os anos de gestão municipal, entendo bem as dificuldades dos dirigentes educacionais e sei o quão importante é ouvir as demandas e construir juntos a Educação no Tocantins, afinal as redes municipais e estadual atendem ao mesmo público: os estudantes. Por isso, nosso foco deve ser no processo de ensino e aprendizagem e na garantia do acesso à educação", ponderou.

A presidente da Undime, Francinete Ribeiro, explicou que a reunião serviu para avaliação do trabalho desenvolvido durante o ano e, assim, ponderar os desafios de gestão a serem superados no próximo ano. “Estamos finalizando um ano que foi cheio de desafios, mas que nos tornou mais unidos. Com essa reunião de trabalho, os secretários municipais de educação podem expor as dificuldades vivenciadas e assim podemos fortalecer o diálogo com a Seduc, no que tange aos projetos educacionais, repasses e aplicações dos recursos, além dos regimes de colaboração que são importantes para o desenvolvimento mútuo das redes”, frisou.

A secretária municipal de Educação de Carmolândia, Francisca Fábia Gois, avaliou que “apesar das dificuldades impostas pelo contexto pandêmico, como a falta de alguns recursos tecnológicos, no município trabalhamos com atividades remotas, com transporte escolar levando material aos estudantes, além de uma mobilização dos professores e da Secretaria Municipal de Educação em um trabalho de Busca Ativa. Os gestores têm se apoiado nesse processo”, afirmou.

Durante a reunião, a superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Cristiana, apresentou o calendário escolar da rede estadual de ensino de 2022, que será publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins, na quinta-feira, 15. “Dialogamos com a presidente da Undime, pois precisamos estar lado a lado, principalmente com relação às demandas do transporte escolar. Os calendários precisam estar alinhados para que os estudantes, de ambas as redes de ensino, que moram na zona rural, sejam atendidos durante todo o ano”, ponderou.

A reunião teve como foco a avaliação do ano letivo, com informes sobre programas educacionais como Educação Conectada, Tempo de Aprender, Brasil na Escola, Educação e Família e Busca Ativa Escolar. Além disso, os gestores debateram sobre demandas dos municípios com o secretário Executivo da Seduc.