Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, através da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), apresentou nessa quarta-feira, 15, os resultados dos estudos do Plano de Metas e Ações da Bacia Hidrográfica do Rio Pium. Participaram da reunião diversas entidades, representantes da sociedade e atores que serão impactados e beneficiados com o desenvolvimento de atividades na bacia hidrográfica do Rio Pium.

Divulgados durante a Reunião Pública Virtual da Bacia Hidrográfica do Rio Pium, os dados do estudo foram discutidos entre diversas entidades que destacaram a importância do projeto para o desenvolvimento sustentável da região. 

Ao abrir o evento, o secretário da Infraestrutura, Jairo Mariano, destacou que o Plano é uma ferramenta de gestão moderna e eficaz que permite o desenvolvimento de toda a região onde ocorre exploração de uso múltiplo das águas da bacia do Rio Pium. “A aplicação desse estudo como ferramenta de transformação e impulsionamento do desenvolvimento da região, tem sido uma determinação do governador Wanderlei Barbosa e por isso estamos disponibilizando toda a nossa equipe para que esteja a disposição da comunidade e esclarecer as dúvidas no que tange às informações sobre os investimentos e benefícios que podem ser garantidos com a utilização correta e múltipla da bacia”, destacou Jairo Mariano.

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, lembrou que o plano de ações é uma iniciativa muito importante para o Tocantins. “É necessário saber a forma sustentável de usar os recursos hídricos, transformando-o em uma agenda positiva e somando esses resultados através de políticas públicas que beneficiem a sociedade”, ressaltou.

Participando do encontro, o secretário da Agricultura, Jaime Café, defendeu a ideia da composição de um tripé baseado na produção, meio ambiente e a comunidade local, para nortear a execução das atividades do plano. “Esse projeto nos faz acreditar em um futuro próspero, onde sejam realizadas várias ações como as que foram abordadas na reunião de hoje”, completou.

Ainda durante o encontro, que contou com a participação de cerca e 50 pessoas, diversos questionamentos importantes da continuidade sobre o projeto e as atividades propostas foram esclarecidos pelos técnicos da Superintendência de Irrigação da SEINF, que também pautaram sobre a possibilidade continuidade do Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Estado do Tocantins (Prodoeste). O superintendente Marcus Carlos Costa Santos lembrou que o Prodoeste tem potencial de levar a toda região Sudoeste melhoria da oferta hídrica, intensificando as atividades econômicas e ampliando as oportunidades produtivas, visando o desenvolvimento sustentável do Estado e a melhoria da qualidade de vida da população.

O diretor de Planejamento e Gestão de Recursos da Semarh, Aldo Araújo Azevedo, ressaltou que o Plano da Bacia Hidrográfica é um dos instrumentos que pautam o desenvolvimento do Estado. “Hoje esse progresso passa obrigatoriamente pelo uso dos recursos naturais, sendo os recursos hídricos um dos mais importantes”, disse ao esclarecer que os estudos foram realizados em três fases do estudo.

Já de acordo com o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Formoso, o professor Jair da Costa Oliveira Filho, o Plano de Ações foi realizado da melhor maneira possível e com a participação social. "Dentro das condições que os mesmos tiveram, foi um trabalho muito bem feito e que vai ajudar a impulsionar o desenvolvimento da região”, finalizou.

Plano de Metas e Ações da Bacia Hidrográfica do Rio Pium

Elaborado com três componentes, constituídos por doze programas de ações, baseados na Política Nacional de Recursos Hídricos, o Plano irá orientar as ações de melhorias no gerenciamento de recursos hídricos na bacia do Rio Pium, que banha os municípios Pium, Cristalândia, Lagoa da Confusão e Chapada da Areia.

Entre os resultados propostos no estudo, está indicado como cenário positivo a viabilidade da construção da barragem P8, um anseio dos gestores e moradores da região, já que a sua execução irá beneficiar as comunidades dos quatros municípios e impulsionar a produção agrícola e promover o desenvolvimento socioeconômico desta microrregião do Estado.

Todo o estudo foi construído juntamente com órgãos fiscalizadores, sociedade civil tocantinense, usuários de água, gestores federais, estaduais e municipais e têm base na Política Nacional de Recursos Hídricos.

Participação

Participaram da Reunião Pública Virtual da Bacia Hidrográfica do Rio Pium, a Seinf, Ageto, Naturatins, Semarh, Seagro, Sesau, Consultores, Produtores rurais, Irrigantes, Distrito de Irrigação Rio Formoso, Aproest, Incra, MP-TO, Secretaria de Turismo de Pium, Prefeitura de Pium, Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Formoso, UFT, Adapec, Distrito de Irrigação Manuel Alves, Amarbrasil, Coopergran.