Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pacientes da região do Bico do Papagaio já contam com o conforto e praticidade de realizar os exames de mamografias, sem a necessidade de deslocamento para outras regionais. O serviço foi retomado, esta semana, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug) e a estimativa é atender cerca de 200 mulheres por mês.

A paciente Maria Neli da Silva Araújo, 59 anos, moradora de Augustinópolis, relatou a experiência vivida. “Há um ano e meio eu aguardava para realizar o exame de mamografia. Gostei do atendimento, não tive desconforto algum e sempre tinha receio de fazer, com um pouco de medo. Agora repetirei sempre que a médica solicitar, ainda mais que o atendimento é perto de casa”, afirmou.

Assim como Maria Neli, a paciente Rita Ferreira Sales, 58 anos, também aguardava há dois anos. “Estou feliz em poder realizar este exame que é uma forma importante de prevenção ao câncer de mama e aconselho a todas as mulheres realizarem a mamografia”, destacou.

A supervisora do setor de mamografia, Adriana da Silva Santos Barros, afirmou que “é com grande satisfação que reiniciamos o trabalho de realização dos exames para atender as demandas das mulheres da região tendo em vista a importância do exame de mamografia para diagnóstico e prevenção do câncer de mama”, disse.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva, falou sobre o retorno do serviço. “Este foi mais um importante passo na busca de cumprir a determinação do governador Wanderlei Barbosa, que é humanizar cada vez mais a saúde pública em nosso Estado. O fato das mulheres da região do Bico não precisamente mais sair para outras regionais distantes, proporciona conforto, além da agilidade no diagnóstico e tratamento”, enfatizou.

A superintendente de Unidades Próprias da SES, Elaine Sanches frisou que “com a baixa da pandemia pela Covid-19, aos poucos nossas unidades vão retomando à rotina e voltando com os atendimentos eletivos. Já fizemos isso com as cirurgias e agora com os exames especializados e ambulatoriais”.

Para o diretor administrativo do HRAug, Dione Ribeiro da Silva, “é com imensa felicidade que retornamos com as realizações dos exames de mamografia, uma vez que o mesmo estava parado desde março de 2020. Para ter acesso aos exames, as mulheres devem ser devidamente reguladas por seus municípios de origem, por meio da Atenção Básica”, pontuou.