Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação  Mais de 10 mil metros de redes e 150 quilos de pescado foram apreendidos pelas equipes de fiscalização Mais de 10 mil metros de redes e 150 quilos de pescado foram apreendidos pelas equipes de fiscalização

Durante mais uma etapa da Operação Piracema, realizada neste final de semana, entre os dias 16 e 18, a Polícia Militar do Estado do Tocantins, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em Conjunto com o Instituto Natureza do Estado do Tocantins (Naturatins),  recolheu aproximadamente 10.000 metros de redes de pescas e 150 quilos de pescados diversos.

A operação conjunta foi realizada nos rios Tocantins e Araguaia, no trecho entre os municípios de Itaguatins e Araguatins. Os pescados apreendidos estavam presos às redes localizadas pelas equipes de fiscalização. Os peixes foram doados a comunidades carentes dos municípios de Araguatins e Sampaio (TO).

As ações de fiscalização visam coibir a pesca predatória e o transporte ilegal de pescado, vedado durante o período Defeso, de 1º de novembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022, para pescados provenientes dos rios e lagos do Estado. 

Os órgãos ambientais reforçam que pescar neste período é crime com pena prevista de detenção de um a três anos, além de multa que varia de R$ 700,00 a R$ 100.000,00, e as operações continuarão até o final da Piracema.