Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A recente alta da inflação impacta a alimentação e o consumo diário para 71% da população da região Norte neste final de 2021. A região é a mais preocupada com esse item na inflação em todo o País (a média nacional de preocupação com a alta dos alimentos é de 69%).

Os dados são da mais recente pesquisa Radar Febraban sobre a economia e o consumo, que entrevistou três mil pessoas em âmbito nacional.

Abastecer o tanque também está pesando no bolso. A segunda maior preocupação da população do Norte sobre a inflação neste final do ano é a alta do preço dos combustíveis (51%).

O levantamento foi realizado no período de 19 a 27 de novembro. Indagados sobre o que fariam com eventuais sobras do orçamento, os entrevistados responderam que preferem investir em imóveis (39%) ou aplicar em outros investimentos (23%).

“A pesquisa mostra que a inflação volta a ter um peso relevante na opinião pública, à medida que afeta diretamente na compra e na qualidade de vida da população. Por outro lado, sugere também que o desejo dos consumidores é por investimentos considerados conservadores”, aponta o cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), responsável pela pesquisa.

Aprovação do PIX 

A pesquisa ainda prospectou sobre o uso do PIX que caiu no gosto dos correntistas. Desde a sua implantação, há um ano, a aprovação dessa modalidade eletrônica de pagamentos e transferências financeiras atingiu 86% na região Norte.

Cerca de 68% das pessoas usam o PIX e a ferramenta oferecida pelos bancos é considerada a mais segura do mercado por 35% dos usuários. A percepção sobre a segurança do PIX por meio dos bancos leva vantagem sobre a das fintechs (20%).

Em nível nacional, a pesquisa revela que a aprovação do PIX subiu nos últimos meses: passou de 76%, no início das operações, para 85%, e já tem a adesão de 71% dos brasileiros.

Entre os jovens de 18 a 24 anos, a aprovação ao PIX alcança quase a totalidade dos respondentes (99%). (AI Febraban)