Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Instituto Indígena do Tocantins (Inditins) criou uma campanha de doação para ajudar o povo Xerente. Indígenas de nove aldeias ficaram desabrigados após saírem de casa devido ao medo de serem engolidos pelas águas do rio Tocantins.

A campanha arrecada colchões, barracas, água, produtos de higiene e alimentos, os itens podem ser levados ao Centro de Direitos Humanos de Palmas no endereço: 306 Sul al. 4,  lote AI 02, entre 13 e 19 horas. A arrecadação acontece em parceria com o Movimento Estadual de Direitos Humanos do Tocantins (MEDH)  e o Conselho Missionário Indígena do Estado (CIMI-TO).

O Instituto Indígena do Tocantins também enviou ofício ao Governo do Tocantins e à Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) solicitando medidas de assistência social para o povo Xerente e ações para mitigar os danos à biodiversidade atingida pela cheia dos rios.

Todo o Tocantins está em alerta laranja de tempestades, o aviso vem do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As comportas da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, em Lajeado, foram abertas no início deste mês e a alta do rio Tocantins e seus afluentes já atingiu os municípios de Lajeado, Miracema, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tabocão.

Miracema decretou estado de emergência e Paranã declarou calamidade pública após os danos causados pelas enchentes que submergiu a Praia do Funil e já desalojou 78 famílias, conforme a Defesa Civil Estadual do Tocantins.