Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Situação registrada em Ipueiras

Situação registrada em Ipueiras Foto: Reprodução

Foto: Reprodução Situação registrada em Ipueiras Situação registrada em Ipueiras

O Diário Oficial de Ipueiras dessa quarta-feira, 29, traz o Decreto de n° 013/2021 o qual declara Estado de Calamidade Pública no município em decorrência do elevado volume de chuvas. Dentre as considerações, a gestão do prefeito Caio Augusto justifica a necessidade de garantia da vida humana, o crescente número de famílias que estão sendo retiradas de suas casas e os prejuízos ao plantio e à colheita de grãos. 

Segundo é informado no decreto, o nível do Rio Tocantins em Ipueiras elevou nos últimos dias mais de 10 metros, chegando a inundar ilhas e transbordar para além de seu leito normal, assim como seus afluentes. "Invadindo instalações ribeirinhas, tanto públicas quanto particulares, vem causando enormes prejuízos e colocando vidas em perigo", é frisado. 

Ainda é levado em consideração a quebra da situação de normalidade devido ao grande volume de água e à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica do Peixe. "A ampliação dos danos e prejuízos ocasionados pelo referido desastre, já ocasionou alagamentos de trecho de estradas vicinais, fendas nas suas margens e alagamento de inúmeras casas", é adicionado. 

Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais, podendo somar a outros entes estatais, para atuarem nas ações de respostas necessárias a minimizar os efeitos causados pelas chuvas. 

Situação de Emergência em São Miguel 

Em São Miguel do Tocantins, a gestão do prefeito Alberto Loiola Gomes, declarou Situação de Emergência em decorrência das chuvas e da elevação do nível do Rio Tocantins. Dentre as considerações do decreto de número 174/2021 está 'grandes transtornos', desabrigando famílias, causando danos às moradias, bem como as plantações e criações na zona rural. "Que além do aumento do nível do rio Tocantins, de córregos e riachos a intensificação das chuvas tem causado danos em pontes e estradas vicinais na zona rural, dificultando o deslocamento das pessoas, mais ainda o atendimento das famílias que necessitam serem resgatadas de suas residências em razão das cheias", é adicionado. 

Com o decreto, fica autorizada a mobilização da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e do Sistema Nacional de Defesa Civil, de todos os órgãos municipais, no âmbito de São de Miguel do Tocantins, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC.