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Saúde

Foto: Divulgação Prefeitura de Palmas

Foto: Divulgação Prefeitura de Palmas

Para garantir o melhor atendimento nos serviços de saúde de Palmas é importante que os usuários conheçam como funciona cada um deles para identificar onde procurar apoio, se nas Unidades de Saúde da Família (USFs), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Conforme orienta a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), as USFs são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde são oferecidas consultas médicas e de enfermagem de rotina, além de outros atendimentos à população. Essas unidades não oferecem atendimento de Urgência e Emergência para problemas graves ou complexos. Nesses casos, o paciente é encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o hospital mais próximo.

O paciente deve procurar uma Unidade de Pronto atendimento (UPA 24h) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo 192 em caso de sintomas de infarto ou dor torácica, desmaios, crise hipertensiva, diabetes descompensada, crise de asma ou falta de ar, convulsão, dor súbita ou aguda, dor abdominal intensa, queimaduras, febre alta, alergias súbitas, hemorragias, sintomas de AVC (derrame), cortes ou suturas, picadas de animais peçonhentos, fraturas, entorse ou luxação, choque elétrico, agressões físicas diversas e acidentes domésticos, de trânsito ou de trabalho

Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), muitas vezes as unidades de urgência e emergência são procuradas para tratamento de desconfortos leves, que o paciente sente há semanas. Neste caso, por exemplo, o ideal é procurar as Unidades de Saúde, pois os atendimentos nas UPAs têm outra função. “O atendimento nas UPAs é para casos de urgência e emergência e para tratar os sintomas agudos. Atendimentos dos casos crônicos sobrecarregam o sistema, prejudicando pessoas que estejam com a vida em risco. Esses casos são tratados nas USFs com acompanhamento”, explica a diretora da Média e Alta Complexidade de Palmas, Ludmila Nunes.

A diretora reforça que o atendimento realizado nas UPAs é conduzido por meio do sistema de acolhimento com classificação de risco, uma ferramenta utilizada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica potencial de riscos e agravos à saúde ou grau de sofrimento.

Orientações do Ministério da Saúde

USFs - As Unidades de Saúde da Família são locais onde os usuários do SUS podem receber atendimento médico para diagnóstico e tratamento de cerca de 80% dos problemas de saúde. É nessas unidades que a população tem acesso a medicamentos gratuitos e vacinas. Oferece ainda atendimento pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos e de outras doenças como tuberculose e hanseníase.

Upas – As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febres altas, fraturas, cortes, infarto e derrame. A estrutura simplificada, com raio-x, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, colabora para a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Nas localidades em que estão em pleno atendimento, as unidades têm capacidade para atender sem necessidade de encaminhamento ao pronto socorro hospitalar mais de 90% dos pacientes. Estas unidades estão ligadas diretamente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Samu 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequada a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. O Samu atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, por meio do telefone 192, o atendimento chega ao usuário onde este estiver. (Com informações do Ministério da Saúde)