Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Em razão do aumento do índice de infestação pelo  Aedes aegypti, a Prefeitura de Palmas realiza, a partir dessa quinta-feira, 20, a borrifação de inseticida de ultra baixo volume (UBV), conhecido popularmente como fumacê. A ação será executada pela Unidade de Vigilância em Saúde (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas em 40 quadras e bairros da Capital nos horários das 6 e 18 horas. 

O objetivo do fumacê é fortalecer o combate ao mosquito para além das ações já realizadas pela Prefeitura de Palmas, por meio do monitoramento de casos, visitas em residências e ingressos forçados em localidades com focos. 

A Semus destaca que a população deve abrir portas e janelas para garantir a maior eficácia do inseticida, que combaterá a forma alada do mosquito. Os moradores serão comunicados, antes da aplicação, via carro de som e por meio dos agentes de saúde da família e os agentes de combate à endemias. Criadores de abelhas serão avisados com antecedência para realizar o manejo dos criadouros antes da borrifação.

A ação, que segue até fevereiro, tem o apoio do Governo do Estado do Tocantins, que cedeu dois carros à Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Semus.

Risco moderado

Segundo levantamento da UVCZ da Semus, o município encontra-se com 3,3 de Índice de Infestação Predial (IIP), número considerado de risco moderado para infestação do mosquito, sendo que o IIP ideal é abaixo de 1. (Secom Palmas)