Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O secretário de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva, o secretário de Parcerias e Investimentos (SPI), José Humberto Pereira Muniz Filho, e o promotor de Justiça da área da saúde de Palmas, Thiago Ribeiro, realizaram uma vistoria no Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) nesta quinta-feira, 20.

Na ocasião, os gestores debateram sobre a estrutura física da unidade hospitalar e a parceria para a construção de uma nova sede da maternidade. “É uma construção gradativa, que está sendo amplamente analisada pelo Governo do Tocantins, que oportunizará melhores condições de atendimentos para a população. Estamos trabalhando, em conjunto, para que isso ocorra o mais rápido possível. Conhecemos a necessidade do Hospital e Maternidade Dona Regina. Esta visita é uma oportunidade para, 'in loco', sabermos quais os próximos passos precisamos dar para sanar as dificuldades”, apontou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

O secretário da SPI, José Humberto Pereira Muniz Filho, explicou qual o real objetivo da parceria entre as Pastas. “Nossa intenção é debater com toda a gestão para sanar os problemas rotineiramente tratados. Sabemos que há deficiências e estamos buscando soluções. Estamos acompanhando e estudando - juntamente com a equipe técnica - todos os projetos de Parcerias Público Privadas premiados existentes no país, na área da saúde, para dar manutenção do corpo clínico e colaborarmos principalmente na infraestrutura e suporte hospitalar de um Novo Dona Regina. Além disso, uma eventual concepção de PPP visará manutenção constante e eficiente com acréscimo de ganhos para toda a população”, disse o gestor.

Já o promotor de Justiça da área da saúde de Palmas, Thiago Ribeiro, falou sobre a importância da união de forças para minimizar os problemas na saúde pública, principalmente no HMDR. “Os serviços oferecidos pelo Hospital e Maternidade Dona Regina são bons, mas falta estrutura. Constatamos, mais uma vez, essa deficiência hoje. A reestruturação é necessária com urgência. Gostei muito do projeto apresentado. Acredito que dessa forma todos nós conseguiremos resultados”, enfatizou o promotor.

Para a Diretora Geral do HMDR, Débora Petry, a vistoria é extremamente importante para que as ações sejam realizadas dentro da realidade da unidade hospitalar. “Essa vistoria é muito importante para mostrarmos os problemas que relatamos. O projeto da Parceria Público Privada é excelente, está sendo bem conduzido e planejado, para trazer, de fato, solução para os problemas que não conseguimos resolver pela limitação da estrutura física”, afirmou.

Estudos

Um estudo, que já está sendo analisado pelo Governo do Tocantins, prevê uma nova sede do HMDR, com entrega inicial do ambulatório. Além da parte da estrutura física adequada, todos os detalhes, entre os quais, estacionamentos, lavanderia, portaria, segurança, além de limpeza e conservação, serão minuciosamente analisados nessa compilação de dados. Assim como a ocorrida antes da vistoria, outras reuniões serão realizadas com toda equipe técnica para alinhar o projeto e dar andamento à construção, dentro de todos os padrões exigidos, garantindo a continuidade dos atendimentos no setor materno-infantil.