Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

Foram aplicados 1,2 mil testes para detecção da Covid-19 na Megavacinação realizada, neste sábado, 22, em Palmas. Dos quais, 385 deram positivo para a doença. O evento do Ministério da Saúde (MS) ocorreu no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e contou com apoio do Governo do Tocantins e da Prefeitura Municipal. O balanço é parcial. As pessoas que tiveram a doença detectada passaram pela equipe médica que estava no local e foram encaminhados ao isolamento domiciliar. 

Ao todo, foram disponibilizadas 1.800 senhas de testagem, sendo 1.200 pela Prefeitura de Palmas e 600 do MS. Em razão da grande procura pelo teste rápido logo no início dos trabalhos, a distribuição de senhas para a testagem foi encerrada às 12 horas, com a testagem superando a expectativa inicial do Ministério da Saúde, que era de  testar 500 pessoas.

Conforme a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Marêssa Castro, para não deixar ninguém sem atendimento, a Prefeitura de Palmas reforçou a oferta de testes e entregou as senhas para garantir a testagem de quem estava na fila. “Quem recebeu a senha e permaneceu no Espaço Cultural, foi atendido e recebeu o resultado do exame em seguida”, informou. 

Para vacinar contra a Covid-19 e a Influenza não houve distribuição de senha e quem compareceu ao local foi vacinado pela equipe do ‘Busão’ do ‘Mais Saúde’, que estava estacionado ao lado da Grande Praça do Espaço Cultural. Ao todo, foram imunizadas 289 pessoas acima de 12 anos que buscaram a primeira ou segunda dose, além do imunizante de reforço para o público acima de 18 anos. Já a vacina contra a gripe foi aplicada em 72 pessoas.

“Quietinho em casa”

A professora Maria Dalva Silva França Rocha, 58 anos, esteve no evento para tomar a dose de reforço e levou o seu esposo Augustinho Araújo, 73, para fazer a testagem. Mesmo com o marido tendo tomado todas as doses, Dona Maria Dalva estava desconfiada dos sintomas que ele vinha sentindo há uns três dias. “Graças a Deus eu trouxe ele aqui. Testou. Deu positivo, mas já foi medicado e agora estamos indo para casa, onde ele ficará isolado e de repouso”, disse a professora, por telefone. Tranquilo, Seu Augustinho consentiu e disse que iria ficar “quietinho em casa.“

O evento

A ação do Ministério da Saúde ocorreu, simultaneamente, nas sete capitais da região Norte do País, no horário das 9 às 15 horas, como forma de incentivar a população a se vacinar contra a doença. (Secom Palmas)

(Foto: Lia Mara)

 (Foto: Lia Mara)