Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Saúde

Foto: Divulgação Saúde

Profissionais médicos e enfermeiros do Tocantins terão a oportunidade de participar da capacitação “Webinar de Manejo Clínico de Dengue, Chikungunya e Zika”, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), no dia 26, em formato on-line, das 08h30 às 12h. A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins convida todos os profissionais da gestão pública e privada de saúde para esta atualização quanto ao diagnóstico e manejo adequado do paciente suspeito por arboviroses.

A técnica da gerência das Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde, Renata Braga, solicita aos 139 municípios tocantinenses a ampla divulgação do evento e a participação de médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica, Média e Alta Complexidade (pública e privada). “Com aumento expressivo dos casos, a capacitação é primordial para melhorar o manejo dos pacientes e evitar o agravamento dos casos e óbitos”, afirma. 

Participam do Webinar a médica infectologista, Melissa Falcão, que irá discorrer sobre o Manejo Clínico de Dengue, Chikungunya e Zika – sintomas, diagnósticos e estudo de caso; a assessora técnica das Arboviroses do Tocantins, Gisele Luz, que fala sobre o cenário epidemiológico do Tocantins, e o técnico da Coordenação Geral de Laboratórios do MS, Emerson Araújo expõe sobre a vigilância laboratorial.

Dados

Em 2022, até o momento, 27 municípios confirmaram casos de Dengue no Estado - aumento de 405% com 21 casos em 2021 contra 106 casos este ano, prevalência da circulação do vírus Denv1 e Denv2.

Já para Chikungunya foi confirmado um caso em Arraias este ano. Para Zika não houve confirmações em 2022 e dois casos registrados em 2021. (Com informações SES/TO)