Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

Está marcado para o dia 1º de fevereiro o início das aulas na rede municipal de ensino de Porto Nacional, com presença de 100% dos alunos, tanto nas escolas públicas quanto particulares. As normas de segurança permanecem e todos os protocolos da Vigilância Sanitária, como uso de máscara e de álcool em gel serão exigidos, conforme Decreto Municipal.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Helane Dias, “apesar dos muitos desafios diante do cenário de pandemia, as escolas estão preparadas para abrir as portas novamente e receber os alunos”. Helane Dias alertou sobre alguns problemas acarretados pela pandemia, o que “agravou os riscos de evasão e abandono da escola”, e citou como exemplo “a defasagem da aprendizagem e alunos sem alfabetização, mesmo estando na idade certa, fome dentro de muitas famílias, doenças psicológicas causadas pela falta de interação, dentre outros problemas sociais”, pontuou.

A secretária mencionou outros fatores que contribuíram para a decisão pelo retorno presencial das aulas, como a falta de acesso das crianças e jovens a serviços e equipamentos de informática adequados para o ensino remoto, o que pode comprometer o acompanhamento das atividades escolares. Outro fator importante na tomada da decisão foi o início da vacinação em crianças, considerando a eficácia da vacina, evitando principalmente o agravamento dos sintomas e o risco de internações.

O retorno das aulas presenciais, tanto nas escolas públicas como particulares seguirá todos os protocolos de segurança em saúde, como o uso de álcool em gel em todos os ambientes, uso obrigatório de máscaras, manter o distanciamento social de acordo com o espaço das salas, dentre outras medidas indicadas pela Vigilância Sanitária.