Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Davi Andrade Melo

Foto: Davi Andrade Melo

Aconteceu em Paraíso do Tocantins, no clube Solar Acqua Park, na noite desta última segunda-feira, 24, a abertura da etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação (Conae 2022). Tendo como tema central “Inclusão, equidade e qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”, a Conferência, que está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Juventude, prosseguirá no decorrer desta terça-feira, 25, em seis locais diferentes, onde serão discutidos os eixos temáticos.

A programação de abertura da Conae 2022 em Paraíso contou com as presenças do prefeito de Paraíso, Celso Morais; da vice-prefeita, Raquel Ogawa, do presidente da Câmara de Vereadores, Walter Gontijo; e do secretário de Educação e Juventude, Deley Oliveira. Também marcaram presença na oportunidade, a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação, Francinete Fonseca; o presidente do Conselho Municipal de Educação, José César Gonçalves; além da Diretora da APAE Paraíso, Kelly Cristina Dantas; e Cláudia Regina Miranda, representando as escolas particulares.

A abertura oficial do evento contou com palestra do Professor Ranilson Edilson da Silva, Mestre em educação, administração e comunicação social, que falou sobre o tema proposto na Conae 2022.

Para Celso Morais, a Conae tem grande importância para melhorias na educação. “É com muita alegria que participo deste momento, pois é desta forma, promovendo encontros e diálogos, que melhoramos ainda mais a educação em nosso município”, destacou o gestor municipal.

As salas temáticas da Conferência acontecem em seis locais diferentes, sendo estes: Solar Acqua Park, Plenário da Câmara de Vereadores, Auditório do CEM José Alves de Assis, Auditório da Prefeitura, Auditório da Prefeitura e Auditório da Secretaria Municipal de Esporte.

De acordo com o secretário Municipal de Educação e Juventude, Deley Oliveira, que também é o Presidente da Conferência, esta é uma oportunidade de ouvir a comunidade. “Aqui estão todos os envolvidos na educação em Paraíso, sendo uma oportunidade de deliberarmos sobre as políticas públicas direcionadas a educação, apontando o que não está bom e que precisa melhorar. É uma reflexão geral sobre como a educação está e como estará daqui 10 anos”. Pontuou.

A partir das 14h acontecerá a plenária da Conae 2022 no Solar Acqua Park, onde será construído o documento final da conferência e a eleição dos delegados municipais que participarão da etapa estadual.

A etapa nacional da Conae 2022 acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro.