Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de debater as políticas públicas de promoção e fortalecimento da educação brasileira, começa nesta segunda-feira, 27, e segue até o dia 29 de junho a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae), no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. O evento ocorre a cada quatro anos e conta com a participação de representantes do poder público, da sociedade civil e profissionais da educação de todo o País.

A conferência é dividida em três eixos. No primeiro ocorre a avaliação das diretrizes e metas do Plano Nacional da Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034. No segundo é realizada a discussão do tema Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da educação e no terceiro a Criação do Sistema Nacional de Educação (SNE): Avaliação da Legislação inerente e do modelo em construção.

Durante três meses ocorreram as fases municipais nas 139 cidades do Tocantins. Foram apresentados os eixos temáticos, realizadas formações e definidas as propostas de cada local para a elaboração do novo PNE. Cerca de 240 delegados foram eleitos para a etapa estadual que participarão de palestras, mesas redondas e estudos dos eixos temáticos para definição das propostas do Estado para o documento nacional.

No encerramento da etapa estadual, no dia 29 de junho, ocorrerá a Plenária Final e a eleição dos 11 delegados que apresentarão as propostas do Tocantins na etapa nacional da Conae, que ocorre no mês de novembro, em Brasília. A quarta edição da conferência terá como tema Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira, para elaboração do PNE, decênio 2024-2034. (Secom/TO)