Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Roniselton Barreto afirma que desburocratização trará mais agilidade aos trabalho

Roniselton Barreto afirma que desburocratização trará mais agilidade aos trabalho Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro Roniselton Barreto afirma que desburocratização trará mais agilidade aos trabalho Roniselton Barreto afirma que desburocratização trará mais agilidade aos trabalho

A transição de um modelo operacional convencional para o ambiente digital, por meio da implementação de soluções tecnológicas, tem sido a realidade adotada em muitos estados para prestação dos serviços públicos. Nesse sentido, o Governo do Tocantins também tem acompanhado esse processo e garantido a modernização do Estado através da transformação digital e planejado um balcão virtual de atendimentos para os cidadãos. 

Desde a criação da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), em 2019, foram adotadas iniciativas que buscassem a transformação digital dos serviços ofertados à população. Nesse período, foi desenvolvido o Portal de Serviços (servicos.to.gov.br), contendo a carta de serviços de todos os órgãos do Governo onde, atualmente, mais de 290 serviços estão catalogados entre os que são destinados aos cidadãos e às áreas finalísticas.

Dessa forma, no ano passado a ATI iniciou o processo de levantamento, junto às secretarias e autarquias, de todos os serviços que poderão ser transformados para o meio digital e disponibilizados, em um único ambiente, por meio de uma plataforma que funcionará como um balcão virtual de atendimentos. A ferramenta desobrigará os cidadãos de se deslocarem fisicamente às unidades do Governo e de se submeterem a filas.

“O governador Wanderlei Barbosa tem tido essa visão macro e avançado no sentido de mudar, significativamente, as relações entre os cidadãos e a administração pública. É uma transformação que não será apenas tecnológica, mas de toda cultura organizacional que possibilitará a modernização dos processos administrativos tendo como grande foco a eficiência dos serviços públicos”, afirma o presidente da ATI, Marco Aurélio Giralde.

Como mantenedora da solução, a ATI abrigou uma empresa terceirizada que tem atuado, junto às secretarias e autarquias, no levantamento dos serviços mais demandados pela população. “A Agência tem acompanhado toda execução dos trabalhos e contribuído nesse processo de levantamento desses serviços que, em breve, serão desburocratizados trazendo mais agilidade aos trabalhos e gerando mais economia para o erário”, finaliza o superintendente de Sistemas de Informação, Roniselton Barreto.