Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Talita Gregório

Foto: Talita Gregório

O prazo para apresentação da defesa do governador afastado Mauro Carlesse (PSL) inicia nessa terça-feira, dia 1º de fevereiro. A informação é do relator do processo de impeachment, deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS). O relator informa ainda que esse prazo termina dia 15 de fevereiro.

“Após esse prazo, teremos 10 dias para apresentarmos o nosso relatório sobre o parecer de prosseguimento ou não da denúncia contra o governador afastado” – explica o deputado, acrescentando que durante esse prazo pode ou não haver pedidos de vista por parlamentares da comissão ou das bancadas dos partidos.

De acordo com o Professor Júnior Geo, a sociedade tocantinense espera imparcialidade e responsabilidade. "Estamos trabalhando com toda ética e imparcialidade para construção do relatório do processo de impeachment que faremos com muita responsabilidade, cumprindo com a obrigação que nos cabe e é isso que a sociedade tocantinense espera de nós” – destacou o relator, acrescentando que não existe resultado antecipado, mas será baseado em fatos, de acordo com a lei.

Entenda

O então governador do Tocantins, Mauro Carlesse, foi afastado da função no dia 20 de outubro de 2021 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por crimes de responsabilidade, apontados pelas operações Éris e Hygea da Polícia Federal (PF), que indicaram supostos esquemas de propinas relacionados ao plano de saúde dos servidores públicos - PlanSaúde e, também, por suposta interferência do governador em investigações da Polícia Civil do Tocantins.