Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Balcão Único desburocratiza abertura de empresas por meio de um formulário digital

Balcão Único desburocratiza abertura de empresas por meio de um formulário digital Foto: Divulgação/Governo Federal

Foto: Divulgação/Governo Federal Balcão Único desburocratiza abertura de empresas por meio de um formulário digital Balcão Único desburocratiza abertura de empresas por meio de um formulário digital

Os empreendedores do Tocantins passam a contar a partir desta terça-feira, 1° de fevereiro, com o Balcão Único para iniciar um novo negócio, sem sair de casa e sem burocracias, por meio de um formulário digital.

Com esta nova solução tecnológica, todos os passos necessários para o funcionamento da nova empresa podem ser realizados com número reduzido de procedimentos e de forma totalmente on-line. Pelo sistema, a coleta das informações é feita por meio de formulário digital único pelo qual o empreendedor efetua o registro da empresa e já obtém o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

O Balcão Único foi desenvolvido pelo Governo Federal para integrar os dados entre órgãos de cada esfera do governo.

Agilidade e simplicidade

De acordo com a presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Thaís Coelho, o Balcão Único é mais uma novidade adotada pelo Governo do Tocantins para desburocratizar a vida do empreendedor. “O governador Wanderlei Barbosa nos determinou para trazermos ao Tocantins as inovações tecnológicas que agilizassem a abertura de empresas. Estamos trazendo o que há de mais moderno a nível mundial para nos mantermos num nível de excelência elevado”, frisa a presidente Thaís.

Para o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, o Balcão Único torna mais simples a vida do empreendedor brasileiro, com redução de custos e de tempo. “Os cidadãos podem abrir uma empresa muito mais rapidamente, sem burocracia, sem perder tempo com exigências e deslocamentos desnecessários, resolvendo tudo em um só lugar. É o Brasil no caminho das melhores práticas internacionais para a abertura de negócios”, afirma.

Como funciona

Antes do Balcão Único, o usuário iniciava sua coleta no Portal Simplifica Tocantins, onde ele aguardava deferimento, depois seguia para o portal REDESIM para fazer o DBE (Documento Básico de Entrada), onde também aguardava pela aprovação da Receita Federal, voltava para o Simplifica para preencher a FCN (Ficha de Cadastro Nacional) e só assim dava andamento no processo.

Com o Balcão Único o usuário fará todo o preenchimento pelo Simplifica sem passar pela etapa do DBE.

Projeto

Liderado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, o projeto conta com a atuação das equipes da Secretaria Especial da Receita Federal, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme) da Secretaria-Geral da Presidência da República.