Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves

Foto: Antonio Gonçalves

Com intuito de promover o desenvolvimento econômico no estado do Tocantins de forma descentralizada, na tarde da terça-feira, 1º, os valores atualizados que serão investidos no Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics) foram apresentados em reunião do secretariado no Palácio Araguaia. A suplementação dos valores foi aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) na última reunião ordinária.

O PICS é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) em parceria com entidades públicas e privadas que prevê o investimento de mais de R$ 110 milhões na reestruturação da infraestrutura dos distritos industriais ao longo de quatro anos e ações estratégicas de fomento à atividade empresarial no estado. O investimento previsto para o primeiro ano do programa é de mais de R$ 50 milhões e o intuito é de que as obras iniciem ainda no primeiro semestre de 2022.  

O plano de trabalho, dividido em três fases, contempla as ações de melhoria da infraestrutura para a atração de novos negócios, fomento ao desenvolvimento econômico e observação dos resultados para o planejamento dos próximos 10 anos. O programa está em processo de aplicação da primeira fase, o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, se reuniu com os prefeitos dos municípios de Porto Nacional, Gurupi, Guaraí e Paraíso do Tocantins que receberão obras de revitalização dos parques. Também serão beneficiados pelo programa os municípios de Palmas, Colinas do Tocantins e Araguaína.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, o PICS deve impulsionar o desenvolvimento econômico do estado de forma descentralizada: “Seguindo uma determinação do Governador em Exercício, Wanderlei Barbosa, estamos trabalhando ativamente para darmos celeridade às ações do PICS. Estamos realizando reuniões de trabalho com os prefeitos dos municípios para adiantarmos a parte documental e estamos visitando os distritos que serão contemplados para análise da área. É fundamental que façamos esse trabalho de implementação da infraestrutura em distritos de diferentes áreas do estado, para que possamos fazer a prospecção e atração de novos investidores desenvolvendo economicamente o estado inteiro e gerando mais oportunidade e renda de uma forma muito mais abrangente”, comentou o gestor.