Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) realizou nessa quarta-feira, 2, reunião técnica com membros da Prefeitura de Paraíso do Tocantins, da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e da Superintendência Regional do Dnit no Estado do Tocantins, em debate sobre a execução do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (PICS), no município. Na ocasião foram abordadas estratégias para o início das obras de implantação do anel viário, que irão proporcionar melhorias ao acesso do distrito industrial da cidade e também ao campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Durante a reunião, o superintendente regional do Dnit no Tocantins, Flávio Ferreira, forneceu as informações relacionadas às etapas de elaboração e aprovação de projetos, para o início das obras de acesso ao Parque Industrial de Paraíso do Tocantins.

“A Sics, juntamente com a Ageto e Prefeitura de Paraíso do Tocantins, nos procurou para implantar o anel viário na BR-153, que dará acesso ao distrito industrial do município. Estamos fazendo a análise e estudo dos pedidos, para verificar como podemos trabalhar para oportunizar melhorias nesse acesso dentro dos parâmetros de qualidade e segurança, que o Dnit tem de exigência para esse tipo de serviço. Esse é um trabalho conjunto que queremos realizar o mais rápido possível para o desenvolvimento, tanto de Paraíso, quanto para o nosso Estado”, disse o superintendente.

A Ageto está entre os órgãos e entidades parceiras do PICS e atua para oferecer suporte nas etapas relacionadas ao andamento das obras, como explica o superintendente de gestão operacional e projetos da pasta, Manoel Lúcio.

“Toda a questão de apoio técnico da Ageto, tanto na parte de suporte, projetos, como também o acompanhamento e fiscalização das obras é algo que estamos empenhados para contribuir. Nós consideramos importante essa atenção do programa com a questão da infraestrutura, pois facilita para o setor produtivo, para as indústrias e tudo isso é bem-vindo para o desenvolvimento do Tocantins”.

Para o secretário de Indústria e Comércio de Paraíso, Roberto Bandeira, a ação do PICS  significará avanço para o município. “O projeto de construção do anel viário na BR-153, na região do parque de Paraíso, está se tornando uma realidade. O apoio da Sics, através do PICS está nos dando condições para que a gente trabalhe a questão. Tudo isso está sendo possível graças às parcerias, principalmente do Estado, através da Sics e agora através da Ageto e do DNIT, que irão nos orientar sobre as condições para termos melhor mobilidade no parque industrial”, afirmou Roberto Bandeira.

Na reunião o gestor da Sics, Carlos Humberto Lima abordou as medidas a serem desempenhadas, em conjunto com os demais órgãos, para o início das ações do PICS em Paraíso do Tocantins. Para o secretário, a parceria com órgãos como a Ageto e Dnit, tornam possível a aplicação de iniciativas que irão colaborar para o avanço econômico do estado.

“A realização do PICS é uma grande conquista para o setor industrial no Tocantins. Seguindo as orientações do governador em exercício, Wanderlei Barbosa, estamos avançando com o programa e estamos trabalhando para que os benefícios dessa ação impactem de forma positiva a situação socioeconômica da nossa região. Com o apoio técnico da Ageto e do Dnit estamos estabelecendo estratégias que possibilitarão qualidade e celeridade na execução e dessa forma, iremos tornar o estado mais atrativo para novos investimentos”, destacou Carlos Humberto Lima.