Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros

Comemora-se o Dia Mundial do Câncer nesta sexta-feira, dia 4 - instituído com o objetivo aumentar a conscientização, além de influenciar governos e indivíduos, para que se mobilizem pelo controle da doença.

Atualmente, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) do Hospital Geral de Palmas (HGP) possui 1001 pacientes. Já a Unacom do Hospital Regional de Araguaína (HRA) possui 805 pacientes, totalizando, 1806 pacientes em tratamento de câncer no Estado.

A agente de saúde Ildevan França Araújo (57), no segundo semestre de 2021 descobriu um câncer de mama em estágio moderado. Iniciado o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ela foi encaminhada ao HGP para acompanhamento médico e iniciar os procedimentos da quimioterapia. “Depois de uma série de exames realizados, alguns no sistema particular devido ao número de pacientes, iniciei as sessões de quimioterapia e na primeira fase do tratamento, falta apenas uma sessão”, afirma.

Sobre o acompanhamento na unidade hospitalar e o receio de enfrentar uma doença que ainda gera muita ansiedade, ela reforça o atendimento humanizado no HGP e o apoio familiar. “Lá realizamos acompanhamento psicológico e de assistência social, como também a atenção de médicos e enfermeiros é muito bom. Para me acompanhar nas sessões, sempre alguém da família está junto. Isso me dá mais força e coragem para enfrentar o tratamento”, afirmou.

“O diagnóstico precoce e o rastreamento são as principais estratégias da Política de Atenção Oncológica do Estado. Aliado às ações de prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento potencializam as chances de cura e aumento da sobrevida, uma vez que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer propriamente dito ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo”, explica o gerente da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Rodrigo Cândido de Souza.