Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O 2° sargento da Polícia Militar, Anamon Rodrigues de Sousa, morreu após ser baleado em atendimento à ocorrência na noite dessa sexta-feira, 3, em Miracema do Tocantins. 

De acordo com informações oficiais da PM/TO, o militar, com sua equipe, por meio da Agência Local de Inteligência da Unidade, realizava na noite dessa sexta-feira um levantamento de locais com maior incidência criminal para subsidiar operação da Polícia Militar que seria realizada neste sábado, 5, quando a equipe teria sido surpreendida por disparos de arma de fogo, havendo troca de tiros. Segundo a PM, foi acionado o socorro, porém o militar não resistiu e foi a óbito.

Ainda de acordo com a PM/TO, militares acionados via 190 realizaram buscas na casa dos suspeitos, sendo localizada uma arma que possivelmente teria sido utilizada no crime. Dois homens - pai idoso e filho - foram conduzidos à delegacia. Segundo a PM, quando os militares estavam na delegacia apresentando os indivíduos, receberam a informação de que outro morador da mesma residência - outro filho do idoso - foi morto após se alvejado por disparos de arma de fogo. 

Na Delegacia 

Na manhã deste sábado, 5, já na delegacia, os dois indivíduos conduzidos pela PM foram executados por cerca de 15 homens encapuzados que invadiram o local e renderam agentes da Polícia Civil. "Em relação ao homicídio ocorrido dentro da delegacia, tendo como vítima os dois conduzidos inicialmente, a Polícia Militar informa que o registro e providências não foram realizados pela Polícia Militar", posicionou a PM/TO em nota oficial. 

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/TO) não esclareceu o que de fato aconteceu na delegacia, mas informou que já deu início às investigações relacionadas aos fatos ocorridos e posicionou que o caso receberá total atenção por parte da instituição e que em momento oportuno repassará mais informações. 

Na mesma região da cidade onde o sargento foi morto outros três jovens foram executados durante a noite e os corpos foram encontrados juntos. No total, com o sargento, 7 pessoas foram mortas na cidade nas últimas horas

Outros Três

Após o assassinato do PM, outros três jovens também foram assassinados, na cidade. Os três não teriam passagem pela polícia e foram mortos com um tiro na cabeça ao sair de uma loja de conveniência. Os corpos foram jogados numa rua da cidade.

Nota do Governador 

O governador Wanderlei Barbosa encaminhou nota à imprensa manifestando pesar pelo falecimento do sargento. "Neste momento de luto, rogo ao nosso bondoso e eterno Deus que conforte os familiares, amigos e todos que com ele conviveram e trabalharam. Nossas homenagens pelas importantes contribuições dadas à população tocantinense".

Anamon Rodrigues já atuou na Companhia de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) e atualmente fazia parte da 6ª Companhia Independente da PM. "O Policial Militar sempre pautou a sua profissão pelo comprometimento e pela lealdade com a segurança pública", segundo Wanderlei Barbosa. 

O sepultamento ocorrerá no Cemitério Jardim da Paz, em Palmas, às 9 horas de domingo. (Matéria atualizada às 20h15min)