Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dando continuidade às ações de prevenção e combate à leishmaniose (Calazar), a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensifica os atendimentos descentralizados de testes rápidos e castração.

Os mutirões já começam no fim de semana no setor Bela Vista. As equipes do CCZ estarão atendendo das 8 às 16 horas, na Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão, quando serão realizados testes rápidos de Calazar e também castração de animais, cães e gatos, com o Castra Móvel.

O CCZ informou que para a castração será feito um pré-agendamento com as pessoas que se inscreveram ainda no ano passado. Para ter acesso aos serviços, os tutores precisam apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 e usar máscara.

A coordenadora do CCZ, Fluviana Freitas, explica que o objetivo das ações descentralizadas é levar os serviços oferecidos no Centro de Controle de Zoonoses até os bairros de Gurupi. “Com isso queremos alcançar o público que não tem condições ou transporte para trazer seus animais até o CCZ. E também estamos fazendo ações de vigilância e de prevenção”, frisou, destacando que a castração visa fazer o controle da população de animais.

Em 2021, os mutirões percorreram vários setores da cidade e 1.109 animais foram castrados. Ainda no ano passado, 2.179 cães fizeram teste de Calazar e 1.369 tiveram o diagnóstico positivo.

As ações descentralizadas de teste rápido e castração serão realizadas ainda em outras regiões de Gurupi. O próximo mutirão será nos dias 18 e 19 deste mês, no setor Vila São José.

Prevenção à Leishmaniose

Ainda de acordo com a coordenadora do CCZ, uma das principais ferramentas no combate é evitar a propagação do mosquito-palha, que transmite o Calazar. "A leishmaniose visceral é uma zoonose endêmica e, por isso, é importante que as pessoas tenham consciência sobre a importância dos cuidados necessários para evitar a disseminação da doença. Vale lembrar que a leishmaniose é transmitida pela picada do mosquito, que pica um cão doente e depois pica um outro cão sadio ou ser humano. Temos que acabar com o mosquito-palha e proteger o nosso animal", ressaltou.

Algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar a proliferação de focos da leishmaniose, como fazer a limpeza urbana, eliminando resíduos sólidos orgânicos de terrenos e praças públicas, dar o destino adequado dos mesmos, limpar quintais e eliminar fontes de umidade, entre outras medidas de proteção e higiene.