Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A cerimônia de lançamento do livro “Araguaína, minha identidade, minha história” foi realizada na noite da última segunda-feira, 14, no auditório do fórum. A obra traz de forma lúdica e pedagógica temas como o desenvolvimento, economia, tradições, cultura da cidade, aspectos geográficos e ambientais. Estiveram presentes o prefeito Wagner Rodrigues, os servidores da Secretaria da Educação de Araguaína, vereadores, diretores da rede de ensino e representantes de instituições sociais.

Em seu discurso, o prefeito Wagner Rodrigues agradeceu aos colaboradores e falou sobre os impactos positivos de ter a história do município documentada. “É um momento muito marcante, porque sei que estaremos dando oportunidade para que milhares de crianças conheçam a história da nossa Araguaína, que é uma das mais importantes do norte do País”.

A abertura do evento contou com momento cívico e apresentação da Escola de Artes Raimundo Paulino (Reciclarte), interpretando a canção gospel “Você tem valor”. Para convidar à leitura do livro, a servidora e escritora Marcélia Pereira discursou de forma poética sobre sua trajetória em Araguaína e como isso contribui na elaboração da obra. “É impossível falar de lugar, identidade e história sem falar das nossas raízes e sem dizer quem somos e de onde viemos”.

Benefício pedagógico

A obra literária será utilizada durante o ano letivo nas escolas municipais para os alunos do 3º ao 5º ano, que somam 9.109 estudantes. “Um livro que tem muito a agregar na prática pedagógica das unidades de ensino e será trabalhado de forma interdisciplinar, pois retrata as memórias e as histórias do nosso município”, explicou a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura.

A edição possui 182 páginas com uma linguagem acessível para a faixa etária, além de fotografias e desenhos. Um dos autores relata o processo de escrita e de que forma o livro pode beneficiar o ensino.

“Fizemos um levantamento histórico dos principais pontos a serem abordados, depois passamos pela adequação da linguagem e inserimos bastante fotos e ilustrações. Com isso, acreditamos que será um suporte para os professores ou alunos que podem usar o livro para usar as páginas nos trabalhos escolares”, explicou Anésio José Sobrinho Neto.