A realização do Censo 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Capital terá apoio logístico da Prefeitura de Palmas, que colocará à disposição do trabalho de coleta de dados domiciliares, espaços e mobiliários para quatro postos de recolhimento das informações, que darão suporte às equipes de campo. A Prefeitura também ajudará na divulgação do censo, esclarecendo aos palmenses sobre a importância de receber os recenseadores e responder ao questionário aplicado.
Uma reunião virtual entre técnicos do IBGE e da Prefeitura definiu como será feita essa cooperação. Foi demandado ao município espaço físico, mobiliário, acesso à internet banda larga e segurança para a instalação dos quatro postos de coleta, sendo um na região Norte, que abrangerá 284 setores; outro na região Sul, com 212 setores; um em Taquaralto, com 208 setores, e em Taquaruçu, com 14 setores.
Os recenseadores visitarão 121.903 domicílios, em um trabalho que vai de agosto a outubro deste ano. O trabalho de campo será realizado por 256 recenseadores e 29 supervisores.
O coordenador do Censo Demográfico no Tocantins, Roniglese Tito destacou que o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Palmas dá mais tranquilidade para essa grande operação, que é um censo populacional.
Falando em nome da Prefeitura de Palmas, o secretário de Saúde e presidente do Comitê Gestor, Thiago Marconi, ressaltou que os dados do IBGE são essenciais para o planejamento estratégico, além de base para compor o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A população estimada da Capital, hoje, é de 313.349 habitantes.