Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Mais um setor de Araguaína está recebendo rede de drenagem para acabar com os alagamentos e erosões. Os mais de 640 moradores da Vila Bragantina, bairro vizinho ao Jardim Paulista, na região sul da cidade, já receberam 22% dos serviços a serem executados no setor. Após a conclusão da obra, a Prefeitura vai concluir também a pavimentação das ruas restantes.

As obras já passaram pela Rua dos Médicos e avançam à Rua A, tendo instalados 80 dos 363 metros projetados para a drenagem profunda. Desse total, 283 metros são de tubo com 1 metro de diâmetro e outros 80 metros de tubo tem diâmetro de 60 centímetros.

“Essa nova rede conduzirá a água pluvial (enxurradas) para uma área onde se dissipará sem causar prejuízos”, informou o engenheiro da Secretaria da Infraestrutura, que é fiscal da obra, Lucas Barcelos.

Infraestrutura completa

As ruas Um, dos Médicos, dos Comerciários, dos Garimpeiros, dos Pedreiros e a Avenida Tiradentes já tiveram implantação de infraestrutura pela primeira vez. A Rua A e a um trecho da Rua dos Engenheiros são últimas vias da Vila Bragantina que ainda não receberam pavimentação, e aguardam a finalização das obras de drenagem.

O setor contará ainda com a construção de calçadas de piso intertravado com acessibilidade e sinalização vertical e horizontal em todas as ruas. 

Rede de drenagem 

A Prefeitura vem ampliando a rede de drenagem e desde 2013 foram implantados 320 km que já resolveram alagamentos em diversos bairros, além de contribuir para aumentar a durabilidade do asfalto.

Em 2021, foram implantados 18 km, mesmo em meio à pandemia, nos setores Palmas, Itaipu, Jardim Vitória, Tocantins, Morada do Sol 3, Ana Maria, Beira Lago, Vila Bragantina e Santa Mônica.

Recurso

O contrato para execução dos serviços neste bairro, junto aos setores Jardim Beira Lago, Jardim Filadélfia (Tecnorte) e Santa Mônica, conta com recursos oriundos de emenda impositiva da bancada federal tocantinense, em que serão investidos de mais de R$ 7 milhões na infraestrutura completa de toda a região.