Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Por meio do Programa Cidade Empreendedora, numa parceria entre Sebrae/TO e a Prefeitura de Tocantínia, foi realizada uma consultoria na área de Desenvolvimento Territorial, com a especialista em artesanato Renata Piazzalunga para realizar a fase de diagnósticos da cadeia do artesanato no município.

Os estudos foram realizados em nove aldeias distribuídas em cinco regiões nas terras indígenas Xerente e Funil, reunindo os grupos de artesãos de cada uma dessas aldeias e, também,  na sede do município com os artesãos urbanos.

Para o secretário de Assuntos Indígenas, Alexandre Chaparzane Xerente, o diagnóstico será um instrumento norteador para que o artesanato indígena ganhe mais destaque e valor comercial, assim gerando mais renda aos artesãos.

“É muito importante a parceria da prefeitura com o Sebrae, trazendo especialista em artesanato para fazer o levantamento de matéria-prima e variedades das peças, tal como, os preços de vendas praticadas no município. E com as oficinas que estão previstas no projeto com os artesãos, a expectativa é, que vai melhorar ainda mais a qualidade e o valor dos produtos”, frisou o secretário.

Potencialidades

A secretária executiva de Meio Ambiente do município, Suiane Alves Sardinha reiterou que Tocantínia tem o potencial no artesanato, pois as comunidades indígenas trabalham na confecção de produtos artesanais usando matéria-prima do buriti há décadas.

“O extrativismo do capim dourado e a matéria–prima extraída do buriti estabelecem uma alternativa de conservação do cerrado, ambos aliados à geração de renda, principalmente para as comunidades Xerente e artesãos locais”, afirmou  Suiane, ressaltando a importância da conservação da matéria-prima, uma vez que é necessário que sejam utilizadas sustentavelmente respeitando o ciclo e os limites das plantas, tal como o ambiente no qual elas estão inseridas.

Cadeia do Artesanato do Município

A Consultora Renata Piazzalunga explica  que a fase de diagnósticos da Cadeia do Artesanato do Município de Tocantínia serve para mapear, conhecer e construir a base de conhecimento relativa aos artesãos do município; entender o contexto onde estão inseridos; conhecer onde confeccionam seus produtos, em quais condições; levantar as técnicas a serem trabalhadas; entender a cadeia de fornecimento de matérias-primas; e conhecer os aspectos mercadológicos.

Já o prefeito Manoel Silvino destacou que o Programa Cidade Empreendedora, parceria entre a prefeitura e Sebrae/TO, vai proporcionar as oportunidades de negócios de forma sustentável tanto para os indígenas quanto para os não indígenas.

Inventário

“Foi realizado o Inventário de Oferta Turística pela equipe da Agência Brasileira de Engenharia Turística (ABET), onde estiveram fazendo o mapeamento e identificando os pontos turísticos que o município possui para oferecer visitação aos turistas. E com a realização do diagnóstico da Cadeia do Artesanato podemos conhecer o que os nossos artesãos precisam melhorar para ter o seu trabalho mais valorizado no ato da comercialização”, afirmou o prefeito.    

Capim dourado

A consultora Renata Piazzalunga informou que os diagnósticos resultarão num documento que permitirá de forma objetiva e eficaz, identificar o grupo de beneficiários, suas necessidades e de que maneira, por meio de conhecimento especializado, pode-se intervir para alcançar melhorias dos produtos e, consequentemente, ampliar a renda dos artesãos e conquistar novos mercados para a comercialização dos produtos.

Plano de Ação

Além disso, os diagnósticos permitirão produzir um Plano de Ação, considerando as necessidades de inovação identificadas, voltadas à estruturação, numa fase posterior do projeto, do processo produtivo e construção de um portfólio de produtos.