Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Saúde/TO

Foto: Divulgação Saúde/TO

Em continuidade às ações do Programa Diversidade na Saúde (PDS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), juntamente com a Defensoria Pública da União, promoveu um encontro com a comunidade indígena Xerente, na Aldeia Porteira, no município de Tocantínia. O objetivo foi fortalecer a rede de atenção à saúde, ampliando e qualificando o serviço que é direcionado a população indígena do Tocantins.  

A ação é mais uma das estratégias da Pasta, que inclusive trabalha na elaboração de um glossário indígena, que auxiliará os usuários indígenas do SUS na linguagem com os profissionais de saúde, facilitando o atendimento e consequentemente o diagnóstico de maneira mais ágil e eficaz.

Segundo a coordenadora do PDS, Maria Souza, essa visita técnica é de grande importância. "Como forma de agregarmos a saúde do Tocantins, além de esclarecermos que a população indígena está sendo assistida, está sendo escutada, mostra que temos o intuito de melhorar o acolhimento e as demais demandas", disse. 

A coordenadora de atendimento em serviço social da Defensoria Pública da União, Arlete Pereira Cavalcante, falou sobre a relevância da ação. "Nosso objetivo é a aproximação com os povos xerentes, com a aldeia, identificar as demandas, os anseios e buscar articulação entre os entes públicos, visando a melhoria no atendimento prestado no âmbito geral. No caso, a SES está aqui também para ver quais são os anseios da defensoria e em quais demandas poderiam estar atuando. Esse projeto de intervenção, realizado pelos estagiários, é efetivo no sentido de buscar a melhoria na qualidade do atendimento e acesso às políticas públicas", afirmou. 

O PDS

O Programa Diversidade na Saúde envolve a construção de relações saudáveis dentro do SUS, com a proposição de transbordá-los para os diferentes espaços da sociedade, tendo como base uma postura ética de inclusão dos diferentes sujeitos, seus modos de vida e subjetividades. Na saúde, é preciso incluir os conceitos de pluralidade, acolhimento e acessibilidade.