Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 50 pessoas que compõem a Comissão de Aprovados do Concurso da Polícia Penal do Estado do Tocantins realizam o segundo dia de manifestação nesta quarta-feira, 23, na Praça dos Girassóis, em Palmas. Eles passaram a manhã em grupos nas escadarias do Palácio Araguaia, na Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju) e na Assembleia Legislativa. Na terça-feira, 22, a mesma manifestação foi realizada na porta da Seciju.

O objetivo é a cobrança pela posse no concurso público, que já teve todas as etapas finalizadas, porém, deixou ainda um total de 162 candidatos remanescentes, que aguardam a nomeação e posse para exercer a função. A efetivação dos Policiais Penais depende do projeto de lei complementar que está parado a anos na Casa Civil e deve ser enviado à Assembleia pelo Executivo Estadual.

Em manifestação pacífica, os representantes da Comissão levaram faixas com mensagens de cobrança por posse imediata. Eles cobram ainda posicionamentos do Governo do Estado sobre a contratação de servidores temporários para o exercício da função exclusiva de efetivos; e déficit de profissionais nas unidades prisionais- o que prejudica a segurança pública e sobrecarrega o baixo efetivo.

Concurso

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) já realizou, inclusive, o Curso de Formação Profissional destes aprovados. A primeira turma do Curso de Formação do Sistema Penitenciário iniciou as aulas em 15 de novembro de 2016 e a segunda, formada pelo cadastro de reserva, em 17 de setembro de 2018. Contudo, mesmo capacitados com o Curso de Formação Profissional, estes 162 aprovados ainda não receberam a nomeação e posse.