Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante operação de combate a crimes ambientais no último domingo, 27 de fevereiro, na região do Jalapão, policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), localizaram um depósito, com aproximadamente onze mil estacas, dentro de uma propriedade rural localizada no município de Mateiros/TO.

A equipe policial entrou em contato com o responsável pela área, que apresentou declaração para uso sustentável de madeira sem propósito comercial, onde conforme legislação ambiental limita-se a 20m³ (vinte metros cúbicos) anuais.

Através da fiscalização, foi constatado que havia 168m³ de produto florestal, entre estacas e mancos, oriundos de espécies como sucupira e peroba, onde 148m³ estavam em desacordo com as normas legais.

Diante da situação, o declarante foi autuado em R$ 44.400,00 reais, e a madeira foi apreendida, ficando à disposição do Naturatins para devida destinação em conformidade com a legislação ambiental. Toda a documentação produzida será encaminhada ao Ministério Público Estadual para análise criminal do fato.