O Governo do Tocantins fechou parceria com a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH), para a realização de um mutirão de cirurgias, que deverá acontecer entre os dias 6 e 10 de junho, deste ano. No total, 100 procedimentos serão realizados no Hospital Regional de Palmas (HGP) e no Hospital Regional de Miracema (HRM), com o envolvimento de mais de 20 cirurgiões, do quadro da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e da SBH.
Este é o primeiro Mutirão de Cirurgias de Hérnias da Parede Abdominal, realizado pelo Tocantins em parceria com a SBH e para o titular da SES-TO, Afonso Piva, “é sem dúvida uma ação a ser comemorada, pela quantidade significativa de procedimentos que serão realizados, amenizando ou possivelmente até zerando a fila atual, que temos por este tipo de cirurgia”, destacou o gestor.
Segundo o cirurgião, membro da SBH, atuante nas unidades hospitalares tocantinenses, acima mencionadas, Dyogo Paulo Severo “a sociedade já realizou sete mutirões como este em todo o Brasil e agora trouxemos ele para o Tocantins. Estamos felizes em proporcionar agilidade no atendimento da população usuária do Sistema Único de Saúde, no Tocantins”, pontuou.
A superintendente de Unidades Próprias da SES-TO, afirmou que “Já estamos trabalhando, junto com as equipes dos ambulatórios, para preparar as unidades hospitalares, bem como realizar a buscativa dos pacientes que serão atendidos, para a realização dos exames pré-operatórios”, disse.