Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em busca de auxiliar o consumidor, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação Brasileira dos Procons (Procons Brasil) promovem o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira, de 7 a 31 deste mês. E o Procon Tocantins está participando do mutirão.

Os consumidores poderão negociar suas dívidas em mais de 160 bancos e financeiras de forma virtual, por meio do portal www.consumidor.gov.br. O consumidor também pode negociar diretamente com o seu banco.

"Caso o consumidor possua dívidas em mais de uma empresa, basta abrir uma negociação para cada instituição na própria plataforma. O que nós queremos é que, ao fim da ação, tenhamos ajudado, de fato, o tocantinense endividado", explica o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, destacando a importância de aproveitar o mutirão para se livrar de pendências financeiras.

Quais dívidas podem negociar

O consumidor poderá negociar dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito. Não serão aceitas negociações de contratos que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis) ou que estejam com as parcelas em dia. Aqui, vale uma importante recomendação:

Quando o consumidor deixa de pagar as parcelas do financiamento com bens em garantia (carro, motocicleta ou imóvel, por exemplo), pode perder o bem. Priorize a regularização dessas dívidas entrando em contato diretamente com seu banco ou financeira.

Como saber o quanto deve e para quais instituições

Acesse a plataforma Registrato, mantida pelo Banco Central. Ali, o usuário pode acessar o relatório dos empréstimos e financiamentos em seu nome, suas contas bancárias, investimentos e chaves PIX, além de outras informações de seu relacionamento com instituições financeiras. Os relatórios são sigilosos e só podem ser vistos pelo usuário.

Como saber quanto conseguirá pagar

Antes de partir para a negociação, o consumidor deve descobrir o valor com que poderá contar para pagar suas dívidas, lembrando que terá as contas normais da casa para pagar. Leve isso em conta e reserve o dinheiro que será usado exclusivamente para quitar o que for combinado na negociação.