Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

As feiras livres da Capital oferecem aos palmenses variedades de pescados para atender a demanda no período conhecido pela tradição católica como ‘Quaresma’, em que há maior consumo do alimento. E os comerciantes do ramo já percebem o aumento nas vendas e têm expectativas de que, até o fim do período, os resultados sejam ainda melhores.

A empreendedora do ramo de pescado, Maria Solange Ribeiro, 47 anos, que há 22 anos trabalha nas feiras da Capital, chama a atenção para a qualidade do seu produto. “Os nossos produtos são de qualidade, atendemos os clientes com toda clareza, mostramos pra eles que temos peixes de rios e de criatórios, estão aqui expostos à escolha deles, pois não podemos deixar de atender sempre bem quem nos mantém em crescimento”, disse ela.

Marcelo Gomes, 24 anos, é outro peixeiro que comemora as boas vendas. Ele conta que as nesse início da ‘Quaresma’, os peixes mais procurados são a caranha, o tucunaré e a tilápia. “Estamos vendendo bem, os clientes sempre agradecem o atendimento e isso nos deixa mais confiantes de que caminhamos rumo aos nossos objetivos”, comemora.

Quaresma

Na ‘Quaresma’, a comunidade católica se dedica à penitência em preparação para a Páscoa, uma das tradições mais praticadas é a substituição de carne por peixe. A procura pelo produto nas feiras considera especialmente a possibilidade deles serem encontrados frescos e poderem ser cortados a gosto do cliente.

A Larissa Negreiros, 28 anos, é cliente assídua das feiras da Capital. Como católica disse que segue a tradição da família: “comemos peixes o ano inteiro porque sabemos que é saudável e, como somos católicos, durante a Quaresma a gente substitui a carne vermelha e é aqui na Feira onde encontramos pescados de forma mais natural, além de sermos bem atendidos. É isso que nos faz voltar aqui a cada semana”.

Segundo especialistas, alguns dos principais benefícios de comer peixe é que além de melhorar a memória, também previne doenças cardiovasculares, porque o peixe é rico em ômega 3, que é um componente importante para esses processos saudáveis.

Confira os dias e horários de funcionamento das feiras livres da Capital:

Feira da 304 Sul (Arse 31) - às terças e sextas-feiras, das 8 às 21 horas.

Feira da 503 Norte (Arno 61) - às quartas-feiras, das 15 às 21 horas.

Feira da 1106 Sul (Arse 112) - às quintas-feiras, das 8 às 21 horas.

Feira da 307 Norte (Arno 33) - aos sábados, das 8 às 21 horas; e aos domingos, das 7 às 12 horas.

Feira do Jardim Aureny I - aos sábados, das 8 às 21 horas; e aos domingos, das 7 às 12 horas.

Feira do Bosque – aos domingos, das 15 às 21 horas. (Secom Palmas)