O Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) orienta aos assistidos que a partir desta segunda-feira, 7, até o próximo dia 31 de março acontecerá o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Podem se beneficiar da ação pessoas físicas que tenham dívidas em atraso com instituições financeiras.
O Nudecon explica que por meio do Mutirão a pessoa devedora poderá conhecer e quitar seus débitos em atraso, e ainda ter acesso a conteúdo exclusivo sobre educação financeira.
A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, Secretária Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.
Quais dívidas você pode negociar
Você poderá negociar dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito. Não serão aceitas negociações de contratos que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis) ou que estejam com as parcelas em dia.
Como participar
Na página do mutirão, entre outras ferramentas, o interessado encontrará link para o Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a lista de dívidas em seu nome perante as instituições financeiras.
São alvo da campanha pessoas físicas com dívidas que não possuem bens dados em garantia; que estejam em atraso e em nome de uma pessoa natural; e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras.