Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Freepik/Divulgação

Foto: Freepik/Divulgação

Vai comprar ovos de chocolate ou pescados nesta semana? Antes, confira as dicas do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) para garantir compras seguras e evitar prejuízos.

Sobre os ovos de chocolate, a primeira dica do Nudecon é ficar de olho na embalagem. “Se tiver brinquedos como brinde, verifique se há o selo de certificação do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, garantindo que passou pelos testes de segurança obrigatórios. Fique atento, também à faixa etária dos brindes”, orienta o Núcleo.

Lembrando que o peso líquido do chocolate deve estar claramente informado na embalagem, sem incluir o peso do brinde ou da embalagem.

Pescados

Quanto aos pescados, o Núcleo do Consumidor reforça a importância de ler atentamente as informações nas embalagens e acompanhar de perto o processo de pesagem para evitar cobranças indevidas.

“Ao comprar peixes em feiras e mercados, acompanhe a pesagem para garantir que o valor pago corresponda exclusivamente ao pescado, sem inclusão de gelo ou outros elementos. Exija a conferência do peso líquido em uma balança do estabelecimento, certificando-se de que a embalagem não está sendo contabilizada no valor final”, explica o coordenador do Nudecon, defensor público Edivan de Carvalho Miranda.

Caso encontre irregularidades ou tenha dúvidas, o consumidor tocantinense pode buscar orientação da Defensoria Pública em qualquer unidade no estado (https://www.defensoria.to.def.br/noticia/48578) ou no Procon. (DPE/TO)