Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Antônio Gonçalves

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou na manhã desta terça-feira, 8, as instalações da Secretaria de Estado da Saúde e realizou a entrega de equipamentos que serão destinados aos hospitais estaduais para realização de cirurgias. Os equipamentos como: aparelho de anestesia, desfibrilador, entre outros, foram adquiridos por meio de emenda parlamentar de senadores e deputados federais. 

Na oportunidade, o governador visitou também a sala do sistema Integra Saúde, onde são monitorados a taxa de ocupação hospitalar e os casos de covid-19. “Eu quero conhecer de perto todas as ações que estão sendo desenvolvidas pelas pastas, porque quero garantir a boa aplicação dos nossos recursos, para que não façamos aquisição de produtos com preços elevados, e assim possamos fazer a boa gestão dos nossos recursos sem deixar faltar nada para as pessoas", ressaltou. 

O governador Wanderlei Barbosa destacou ainda que pretende aparelhar os hospitais de menor porte para poder diminuir a lotação dos hospitais de maior porte. "Nós precisamos, e queremos, fazer convênios com os municípios para aparelhar os hospitais dos municípios e assim desafogar os grandes hospitais, como Dona Regina e o Hospital Geral de Palmas, que às vezes tem que atender pequena e média complexidade encaminhado dos municípios. E para isso, contamos com o apoio da bancada federal que ao destinar recursos para saúde possibilita que façamos investimentos e aquisições necessárias para melhorar a qualidade dos nossos serviços de saúde, beneficiando à população", reforçou o governador. 

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, destacou que com os recursos disponibilizados pelo governo nos últimos meses já foi possível realizar 2.158 cirurgias eletivas entre outubro de 2021 e fevereiro deste ano, além das 5.950 cirurgias de urgência e emergência, em igual período. "A gente está dando suporte aos pequenos municípios, porque não adianta eu cobrar a equipe e não colocar aparelhos, então o que estamos fazendo é aparelhando os hospitais para depois poder cobrar mais efetividade nas realização de cirurgias", afirmou o secretário.