A Secretaria de Estado da Saúde (SES) concretizou a retomada das cirurgias cardíacas eletivas e de urgência nesta quarta-feira, 9, quando foi realizado o primeiro procedimento em um paciente de 71 anos, de revascularização do miocárdio no Hospital Geral de Palmas (HGP).
Segundo o médico cirurgião cardiovascular do HGP, Gualberto S. Rojas Llanos, a cirurgia é indicada para pacientes que tem as artérias coronárias com obstruções. Na cirurgia se utiliza a artéria mamaria e a veia safena para fazer as pontes. “Se a cirurgia não for feita em pacientes que tem essas lesões coronárias, pode ocorrer o infarto, que em alguns casos levam a óbito” pontuou o especialista.
Após a cirurgia cardíaca, o paciente é internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde recebe todos os cuidados especiais da equipe multiprofissional e, em poucos dias, será encaminhado para ala de internação.
Para o gestor da Pasta, secretário de Saúde Afonso Piva, "os procedimentos foram reiniciados após intensos esforços dos gestores do Governo do Estado, visando a retomada das cirurgias cardíacas, beneficiando os usuários que aguardavam por este tipo de procedimento no HGP". Ele também esclareceu que a partir da próxima semana a previsão é que ocorra três cirurgias por semana, entre urgências e eletivas.
Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, a retomada das cirurgias vem dar continuidade ao atendimento aos usuários do SUS que estão na fila de espera. “Diminuindo a grande demanda de pacientes nesta especialidade, podemos ofertar uma melhor assistência a outros pacientes que necessitam dos demais serviços oferecidos pelo HGP”, declarou.