Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação Prefeitura de Wanderlândia

Foto: Divulgação Prefeitura de Wanderlândia

Cidade das cachoeiras, Wanderlândia do Tocantins e seus mais de 10 mil habitantes comemoram nesse domingo, 13, o aniversário de 39 anos do município em grande grande estilo. O prefeito Djalma Júnior, o vice Taylor Soares e a Câmara de Vereadores convidam toda a população da cidade para um dia de celebração recheado de inaugurações e shows.

Dentre as presenças confirmadas, está a do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, dos senadores Eduardo Gomes e Irajá Abreu, dos deputados federais Osires Damaso, Carlos Gaguim, Tiago Dimas e Célio Moura, do ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, e do empresário Edison Tabocão. 

Na programação, a ser iniciada às 13 horas, está a entrega de escolas que passaram por reforma e ampliação; a entrega de casas (através do programa Casa Feita com Amor); de mais de 100 escrituras urbanas; a inauguração asfáltica do Setor Sul e de Núcleo de Identificação; a entrega de uma pá carregadeira e de motoniveladora patrol, que serão essenciais na recuperação de estradas vicinais, beneficiando os povoados Floresta, Araçulândia e  Xamberlândia (Ponta do Asfalto). Também serão realizadas atividades esportivas.

Para animar a noite, muito forró com os cantores Ronabson Pegador,  Toca do Vale e Pedro Valoura, a partir das 22 horas. 

O aniversário do município, de fato, é dia 1° de fevereiro. No entanto, em razão das complicações causadas em virtude da pandemia da covid-19, não foi possível realizar comemoração. 

Educação de Qualidade 

Em Wanderlândia as aulas já acontecem de forma 100% presencial. Preocupado com as condições das unidades escolares, o prefeito Djalma buscou proporcionar aos estudantes e profissionais da área, ambientes com conforto, segurança e comodidade. Os serviços incluem reparos em banheiros, salas de aulas, sala de direção, secretaria, cozinha, rede hidráulica, pintura, telhados, forro, troca de lâmpadas, portas e janelas, limpeza, podas de árvores, e outras benfeitorias. 

Entre as unidades contempladas, está a Escola Municipal Engenheiro Bernardo Sayão, no Povoado Floresta. O sonho da reforma era antigo, segundo a diretora Yonilde Morais. "Era uma reforma bastante esperada e graças a essa nova gestão, está sendo concretizada essa reforma. Um sonho de muito tempo", afirma. 

O Centro Municipal de Educação Infantil também recebeu toda uma estrutura de qualidade. Segundo a diretora Edileusa Ferreira, os materiais utilizados na reforma são de primeira linha e o sentimento é de gratidão. "São materiais de primeira qualidade. Todos nós estamos felizes, os alunos, funcionários e principalmente a nossa comunidade escolar, por termos uma escola hoje adequada e de qualidade. Quero agradecer de coração a nossa gestão por estar se preocupando com a nossa qualidade de ensino", agradece. 

A Escola Municipal José Henrique dos Santos, a Escola Municipal Antônio Neto das Flores, e o Centro Infantil Romeu e Julieta também foram reformadas. Todas as diretorias elogiam a qualidade, a diversidade de cores, e o conforto proporcionado. 

Gestão do Prefeito Djalma

Eleito em 2020, com apenas 29 anos, já formado em Direito, e centrado nos seus objetivos de fazer de Wanderlândia um lugar melhor para se viver, o prefeito Djalma Júnior busca entregar serviços de qualidade aos Wanderlandenses. "Eu sou filho de Wanderlândia. Um lugar que Deus escolheu para eu nascer e eu escolhi para morar", afirma. 

Prefeito Djalma e família 

Desde que assumiu a gestão, Djalma uniu esforços no combate à covid-19; colocou em práticas ações de prevenção e promoção à saúde na cidade; firmou parceria em busca de incentivar o empreendedorismo; firmou tradição de antecipar o salário de todos os servidores, inclusive com ações inéditas na história da Educação do município, com o pagamento do 14°, 15° e 16° aos profissionais da área. A gestão também buscou reforçar e equipar todos os profissionais, a exemplo dos garis que receberam novo fardamento e cestas básicas. 

Um sonho realizado. Cumprindo compromisso feito com o povo do Povoado Ponta do Asfalto, o prefeito oportunizou a instalação da rede de distribuição de água no povoado.

Na área rural, a gestão intensificou serviços de patrolamento e recuperação das estradas vicinais e como inventivo aos produtores, auxilia com tratores para arar terras, caminhões para escoar produção e com a entrega de sementes. 

Dentre outras obras, entregou no Povoado Xamberlândia a reforma do Posto de Saúde Professora Tereza Valadares da Silva, ambulância, trator de pneu, pavimentação asfáltica e iluminação de Led para o povoado. O governador Wanderlei Barbosa e outras autoridades participaram da solenidade de entrega, em dezembro de 2021.

A gestão também entregou na cidade a Praça Doralice Abreu Aguiar, localizada na Vila Planalto, com investimento de R$ 324 mil, fruto de esforços da gestão em parceria com o deputado federal Osires Damaso.

Em dezembro, o município recebeu a notícia de estar entre os melhores municípios do Tocantins no levantamento realizado pelo Tesouro Nacional, avaliada como bom pagador, estando apto a contratação de empréstimos.

"Lugar de gente simples, lugar de um povo hospitaleiro, de homens e mulheres de luta. Povo guerreiro", assim a gestão define Wanderlândia. 

Cachoeiras

Rica em recursos hídricos, Wanderlândia do Tocantins possui cerca de 27 lindas cachoeiras. A cidade se encontra localizada às margens da Rodovia Belém-Brasília, no entroncamento entre a BR-153 e a BR-226. Situa-se na Microrregião de Araguaína, estando próximo aos estados do Maranhão e do Pará.

(Foto: Divulgação Prefeitura de Wanderlândia)