Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) reuniu-se, virtualmente, com os órgãos parceiros, nesta terça-feira, 15, para alinhar os últimos detalhes do mutirão de limpeza no Lago de Palmas, por meio do Programa Rios + Limpos, do Ministério do Meio Ambiente. A ação, será realizada no próximo sábado, 19, com saída a partir das 8h, da Praia da Graciosa.

A iniciativa, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, vai percorrer a Praia da Graciosa, a Praia das Arnos, Praia do Prata e ilhas, contando com a participação de mais de 100 pessoas envolvidas dos órgãos parceiros. No estado, a Semarh é parceira na execução do Programa Rios +Limpos e está disponibilizando veículos e técnicos da pasta.

Segundo a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, a ação visa levar educação ambiental com foco na proteção das águas e na destinação final adequada dos resíduos sólidos, a fim de promover mudança de hábitos e garantir o uso sustentável dos recursos naturais para a atual e futuras gerações.

 “Queremos promover e estimular a cidadania ambiental entre os turistas, barqueiros e ambulantes e a população em geral. Não podemos abrir mão disso, precisamos fazer nossa parte”, pontuou.

São parceiros da Semarh na realização do mutirão de limpeza, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Exército Brasileiro, a Prefeitura de Palmas, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Marinha do Brasil, a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Rio +Limpos

De iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, o programa Rios + Limpos, visa incentivar a limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais, além da implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais, bem como a promoção de projetos que visem o reuso de efluentes no País