Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Covid-19 Palmas) esteve reunido na tarde dessa segunda-feira, 14, para avaliação periódica do cenário epidemiológico da Capital. Com 728 dias de enfrentamento da pandemia, a doença afetou 72.514 pessoas, uma incidência de 23.674 casos confirmados por 100 mil habitantes. Desse total, 706 palmenses foram a óbito, contabilizando uma taxa de letalidade de 0,97 por 100 casos confirmados.

A análise apresentada pela Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), indica uma taxa de contágio de 0,19, a menor desde o início da série histórica, em março de 2020. Em janeiro deste ano, quando Palmas atingiu o maior patamar de novos casos em toda a pandemia, com 4.211 confirmações para Covid-19 em uma semana, a taxa de contágio chegou a 3,34. Isso significa que, hoje, cada 100 pacientes contaminados transmitem o vírus para outras 19 pessoas, enquanto no final de janeiro, a proporção era para cada 100 confirmados, estes transmitiam para outras 334 pessoas. Além dos dados de contaminação, as taxas de internações também estão em queda.

O relatório apresentado pela Supavs ao COE traz ainda os números da vacinação contra a Covid-19. De acordo com o levantamento, 87,5% da população elegível recebeu a primeira dose, e 74,7% já tomou as duas doses. No entanto, apenas 26% estão com o esquema vacinal completo, que prevê uma terceira dose de reforço. “Mesmo com o aumento no número de casos confirmados por causa da variante Ômicron, no início do ano, é evidente que a vacina trouxe proteção às pessoas, reduzindo a gravidade da doença e os casos de internação. Mas para darmos qualquer passo na direção de flexibilizar medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia, precisamos que a população busque tomar a dose de reforço, que não é opcional, faz parte do esquema vacinal que garante maior proteção”, diz o presidente do COE, o secretário-executivo da Semus, Daniel Borini.

A análise do cenário epidemiológico da Capital será apresentada à prefeita Cinthia Ribeiro para nortear futuras medidas sanitárias a serem adotadas no município para o enfrentamento da doença.

Para saber quando e onde tomar a vacina, consulta o site Vacina Já.