Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mariana Ferreira

Foto: Mariana Ferreira

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Ministério Público do Tocantins (MPTO), realiza nesta terça-feira, 15, a 9ª edição do projeto “Parceiros pela Vida”. A ação, que segue até às 17h30, no estacionamento da sede da Procuradoria-Geral de Justiça de Palmas, visa captar doadores de sangue e medula óssea.

A expectativa da Hemorrede do Tocantins é captar na ação cerca de 50 bolsas de sangue. “Esta captação é de suma importância para a manutenção dos nossos estoques. A parceria com o MPTO tem rendido bons frutos, com uma corrente do bem. A cada edição conseguimos mais doadores, para que possamos atender as demandas que chegam até a Hemorrede”, explicou a responsável pela Área de Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes.

A Promotora de Justiça, Araína D'Alessandro, considerou positiva a realização da captação externa. “A ação é uma iniciativa conjunta, de diversos órgãos vizinhos ao Ministério Público e da Secretaria de Estado da Saúde, cuja intenção é ajudar a Hemorrede do Tocantins nos estoques de sangue e hemoderivados. Sabemos das dificuldades constantes de manter os estoques regulares e, com o projeto, conseguimos ajudar com ações positivas como essa”.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins, Marcus Senna Calumby, aproveitou a oportunidade e realizou a doação de sangue. “A doação é muito importante, visto que ante à pandemia, havia uma dificuldade maior na doação de sangue. As entidades envolvidas nessa iniciativa vêm traduzir a responsabilidade social que cada uma delas tem, e ainda, incentivar que essas ações sejam mais corriqueiras”, disse Marcus, que é doador de sangue há cerca de dois anos.

Já a servidora do MPTO, Vitória Carvalho, ressaltou que a coleta externa é uma oportunidade única para realizar a doação. “Facilita demais o Hemocentro vir até o nosso local de trabalho. Já faço a doação há três anos, e, neste ano, eu não tinha doado ainda. Sempre sabemos do déficit de bolsas de sangue e poder ajudar é muito importante”.

A gerente técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, Eveline Leão, enfatiza que “mais uma vez contamos com a parceria do Ministério Público do Tocantins, e outras entidades, para que possamos aumentar nossos estoques, sobretudo neste momento crítico”. A gerente ainda fez um chamamento para a população. “Convido toda a população para que possa realizar esse belo gesto de amor. Venha até uma das nossas unidades e nos ajude a salvar vidas”.

Além Ministério Público do Tocantins, a campanha conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins (OAB-TO), Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), Justiça Federal, Correios, Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT).