Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A equipe técnica da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) reuniu-se nessa quarta-feira, 16, com produtores do setor apícola e representante de entidades agrícolas, da cidade de Araguatins. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura do município e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do município, Valdiné Reis, do secretário da Agricultura e Abastecimento, Mauro dos Santos, representantes de associações e equipe técnica do Ruraltins.

Durante a reunião foram discutidas estratégias de fortalecimento do setor, através da implantação de melhorias nas áreas da produção e comercialização de mel e derivados. Na ocasião foi apresentado o Plano de Expansão da Atividade Apícola no Tocantins, o projeto é uma ação da Sics em parceria com o Ruraltins que visa o desenvolvimento e estruturação da apicultura no Estado. Entre as etapas do plano está prevista a realização do Censo da Apicultura e Meliponicultura no Tocantins, que realizará a identificação georreferenciada das propriedades, polos de produção e caracterização qualitativa e quantitativa das áreas com melhores atributos para criação de abelhas no estado.

O Plano de Expansão Apícola, tem entre seus principais objetivos a valorização do setor e a atração de investimentos para essa área, que hoje produz cerca de 87,7 toneladas de mel por ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa é de que até 2030, o Tocantins consiga chegar a produção anual de 1000 toneladas.

"Com esse projeto a gente tem a oportunidade de fazer com que a agricultura familiar se torne viável e que tenha um mercado que a atenda. O que a gente quer é dar melhores condições para que o produtor se aproprie da melhor forma do que pode ser gerado com essa produção. E para isso precisamos do apoio do produtor, porque é ele quem pode melhor dizer como funciona a produção de mel e derivados, da sua região", explicou o gerente de Sistemas Produtivos da Sics, Marcondes Martins.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Valdiné Reis, a aproximação do Estado com as demandas dos produtores possibilitará a reestruturação do setor da apicultura do município. "Reunimos hoje presidente de associações e coordenadores da área apícola para trabalharmos a reestruturação de uma das nossas Casa de Mel. Para nós é gratificante ter o apoio do Estado, através da Sics. Temos também uma boa parceria com a Adapec e o Ruraltins e todas as instituições do Governo do Estado, para nos ajudar a desenvolver atividades que vão alavancar a nossa economia", afirmou.

"Essa reunião foi muito produtiva. Houve um clareamento do que precisa ser feito para alavancar nossa produção. Nós temos um potencial grande em apicultura, piscicultura e também na agricultura familiar. E isso é importante para que a gente possa fortalecer nossa região", completou o secretário da Agricultura e Abastecimento, Mauro dos Santos.

A reunião também foi uma oportunidade para os apicultores exporem as necessidades do setor, além de proporem alternativas para reconstituir a atividade apícola no Bico do Papagaio, como pontuou o presidente da Associação de Apicultores e Diretor de Políticas Agrárias do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Edmar Lima. "Isso é um grande incentivo aos apicultores que estão adormecidos. A apicultura continua viva na região, mesmo que reduzida. Mas com esse projeto e parcerias poderemos alavancar essa atividade no Bico e em todo o Tocantins", disse. 

Representando o gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, a secretária executiva Geanny Pinheiro falou aos apicultores sobre a importância do planejamento de projetos elegíveis para que o Estado possa atuar de forma conjunta em medidas de fomento da região. "É essencial construir articulações com o Governo e entidades do setor produtivo, para impulsionar casas de mel e expandir canais de venda. A agroindústria precisa ter uma produção viável e sustentável e nós estamos aqui para dar direcionamento e impulsionar esse setor dentro e fora do município. Seguindo as diretrizes do governador, Wanderlei Barbosa, estamos atuando para fazer com que essa atividade traga retorno e qualidade de vida e crescimento econômico", ressaltou.