Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

Durante solenidade para o ingresso de mil novos alunos-soldados da Polícia Militar, realizada nesta segunda-feira, 21, na Praça dos Girassóis, o governador Wanderlei Barbosa anunciou o fim do uso obrigatório de máscaras em locais abertos.

Aguardado depois da redução dos números da pandemia de covid-19 seguido de medidas semelhantes em outros estados do País, o anúncio não deixou de surpreender o público que reagiu com surpresa e aprovação ao bom humor do governador. “Está muito calor”, disse em referência às máscaras.

Solenidade de Ingresso 

A cerimônia contemplou mil aprovados em concurso público da Polícia Militar, entre 43 mil candidatos. Os praças serão capacitados em um curso superior de tecnologia em Segurança Pública, realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Os alunos serão divididos em 28 turmas. O início do curso está previsto para o dia 28 de março, com 1.600 horas/aula ofertadas em 14 polos, em cidades que contam com unidades da Polícia Militar. Além do Curso de Formação de Soldados, os participantes terão formação de Tecnólogo em Segurança Pública, o que vai permitir o certificado de curso superior. 

De acordo com o o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, o planejamento da corporação é para que, a partir da segunda semana de setembro, esses militares estejam qualificados. No entanto, ele afirmou que antes desta data já estarão nas ruas como estagiários, o que vai permitir suprir algumas necessidades em locais que faltam policiais.

 Foto: Ademir dos Anjos

Muitas Reclamações 

De acordo com Wanderlei Barbosa, hoje o Tocantins conta com mais de 50 municípios sem policiamento diário em razão da carência de efetivo na PM. Barbosa ressaltou que tem recebido muitas reclamações por parte de prefeitos e da própria comunidade e o ingresso dos alunos representa que em um curto espaço de tempo esse problema será resolvido. "O que queremos com esses novos militares é que cada cidade do nosso Estado tenha policiamento diário”, disse o governador.

O presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, disse que a solenidade de ingresso dos novos alunos-soldados representa um sonho para os alunos e um grande ganho para a população das mais diversas cidades tocantinenses. “Que esses novos policiais tenham uma qualificação a altura do que a população espera. Tenho convicção que a partir da formação desses policiais a sensação de segurança será sentida em todo o Estado”, frisou.

Presenças

A solenidade contou também com a presença da senadora Kátia Abreu, do deputado federal Vicente Júnior, deputados estaduais, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, da Defensora Pública-geral, Estelamaris Postal, do Procurador-Geral de Justiça, Luciano Casaroti, do reitor da Unitins, Augusto Rezende, representantes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), secretários de Estado e demais autoridades. (Matéria atualizada às 19h24)

  Foto: Esequias Araújo