Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira, 22, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) reforça o Sistema Único de Saúde (SUS) como fundamental para assegurar a qualidade da água de consumo humano. Ao contrário do que muita gente entende, o SUS não é utilizado apenas para atendimento médico, mas também para garantir a qualidade deste, que é um dos bens mais preciosos da vida: a água. Em Palmas, este trabalho é desenvolvido pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa).

Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da Visa, Lusy Almeida, muitas são as frentes de trabalho da Visa para garantir que a população tenha acesso ao produto em quantidade e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente (Portaria GM/MS nº 888 de 04 de maio de 2021). Dentre elas, Lusy destaca o monitoramento mensal da qualidade da água consumida na Capital, momento em que são feitos coletas, análises, gerenciamento de dados e tomada de providências, caso seja necessário.

Além do monitoramento mensal, a Visa realiza inspeções no Sistema de Abastecimento de Água (BRK Ambiental) e soluções alternativas (Individuais e Coletivas) com objetivo de avaliar a eficiência do tratamento da água e os riscos à saúde associados com pontos críticos e vulnerabilidades detectadas. A Visa Municipal efetua ainda o acompanhamento e avaliação das análises realizadas pela Concessionária Pública (BRK Ambiental) e pelos responsáveis pelas Soluções Alternativas Coletivas (SAC), por meio do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde; e a distribuição de hipoclorito de sódio, com orientação para uso na comunidade rural que ainda utiliza água sem tratamento.

Prevenção

A coordenadora em Saúde Ambiental ressalta que o contato com água potável não se estabelece apenas pelo consumo direto com o produto, mas também em sua utilização diária para cozinhar e higiene pessoal. Daí porque a importância do trabalho preventivo realizado pela Visa Municipal. "Buscamos, dessa forma, evitar a ingestão de água não tratada que possa conter componentes nocivos e prevenir doenças como a amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifóide, hepatite infecciosa (Hepatite A e E) e cólera”, observou.

Água e Qualidade de Vida

De acordo com a Área Técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, ter água pura e confiável para beber é algo essencial para a qualidade de vida, podendo ajudar na prevenção de doenças, trazer mais disposição e sensação de saciedade, além de contribuir para a saúde dos diversos órgãos. Recomenda-se que indivíduos adultos consumam em torno de 1,5 litros e 2,5 litros diários.